sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Uma pessoa pode mudar o mundo


Hoje foi um dia de isolamento. Eu me sentia como a Clarice Lispector, como um estrangeiro que desembarca em um país exótico em dia de greve dos transportes. O dia foi preenchido com escrita, reflexões, saudades, leitura, filmes... todas ações introspectivas, sem contato humano. O mundo lá fora do quarto não parecia interessante, talvez porque durante as férias eu tenha me confrontado com doses abruptas e cavalares de truculência e desamor. O engraçado é que esse tom não foi a constante das férias, mas chocou-me. Com isso nesse dia as ruas, o contato humano, o outro se tornou desinteressante. Preferi o quarto com essa tela mágica, com minha limitada mas fascinante biblioteca, com flores na janela, com edredrom macio e uma biografia inteira da Clarice Lispector pra mim.


Este livro chegou até mim como as cartas de Alberto Knox para Sofia, em o Mundo de Sofia., inesperadamente, através do correio, de repente está lá, sobre a sua cama um mundo de letras a ser desvendado.

A pessoa que me enviou este livro achocolatado é uma espécie de D. Quixote de saias do mundo comtemporaneo. Ela não se limita as conveniencias do dia-a-dia. Ela faz o contrário, ela quebra os paradigmas da rotina com situações inusitadas e inesperadas como esta.

O único alento que eu tive aquela noite foi este livro e nessa noite, minha cara Lux, você foi como uma fada sininho pra mim, uma sininho real que vem até a Janela e me faz viajar por uma outra realidade.

A você e a Clarice meu muito obrigado pela magia derramada, doada carinhosamente ao leitor anônimo, que com o livro nas mãos abstrai dessa realidade cinza e penetra aos poucos no cativante mundo de Clarice Lispector.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

As listas de piores filmes decepciona


Listas são um assunto recorrente neste blog. No entanto, uma coisa é escolher filmes por mérito, o que já é bem dificil. O que não dá pra falar de listas de piores filmes. São tantas opções que bilhões de listas poderiam ser criadas o que torna essa tarefa ou impossível ou muito fácil de ser realizada.

De qualquer forma, os leitores da revista empire elegeram os 10 piores filmes em sua opinião.

1. Batman e Robin (Batman and Robin, 1997) estrelando George Clooney, Alicia Silverstone, Arnold Schwarzenegger e Uma Thurman

2. A Reconquista (Battlefield Earth, 2000) estrelando John Travolta e Forest Whitaker

3. O Guru do Amor (The Love Guru, 2008) com Mike Myers

4. O Resgate do Titanic (Raise the Titanic, 1980) com Jason Robards e David Selby

5. Deu a Louca Em Hollywood (Epic Movie, 2007)

6. O Portal do Paraíso (Heaven’s Gate, 1980) com Christopher Walken

7. Sex Lives of the Potato Men (2004)

8. O Fim dos Tempos (The Happening, 2008) com Mark Wahlberg e Zooey Deschanel

9. Highlander, a Ressurreição (Highlander 2: The Quickening, 1991)

10. O Quarto (The Room, 2003)