sábado, 14 de maio de 2011

10 filmes sobre futebol

Recentemente assisti um tanto incrédulo o filme chamado "Looking for Eric" . Peguei emprestado com o co-autor (ausente) deste Blog Vinicius. Tratava-se de um DVD caseiro gravado com o título escrito na parte central do DVD à moda dele. Não tive acesso a sinopse, fotos, nem ao menos uma sugestão personalizada. Veio junto com um tubo de DVDs. Adorei o filme. Singelo, despretencioso, narra a história de um carteiro admirador de Eric Cantona, um dos maiores jogadores do Manchester United. Resolvi então pesquisar sobre filmes com a temática: futebol.

O futebol, tão querido dos brasileiros, é o esporte mais popular do planeta, mas como não é tão popular nos Estados Unidos, não tem assim tantos filmes sobre o tema.
No mundo, 265 milhões de pessoas praticam o futebol em ligas amadoras e profissionais.
A Copa do Mundo, que acontece a cada 4 anos, é o evento de maior audiência no planeta, superando inclusive os Jogos Olímpicos.

Aqui está uma lista de 10 filmes sobre o futebol, só um deles é americano.


1. Boleiros (em um bar de São Paulo, um grupo de ex-jogadores de futebol se reúne, quase todas as tardes, para falar dos casos acontecidos nos seus tempos de atletas. suas lembranças viram contos que vão dos hilários aos comoventes. ótimo filme de Ugo Giorgetti, um dos melhores já feitos sobre o tema)


2. A Copa (dois jovens monges budistas do Butão, fazem de tudo para driblar a vigilância de seu mestre e assistir aos jogos da Copa do Mundo de 1998. um filme simples e bonito, colocando humanidade na nossa visão desses religiosos)


3. À Procura de Eric (em Manchester, um carteiro com baixa auto-estima, começa a ter visões com seu ídolo, o ex-jogador Eric Cantona, que lhe dá bons conselhos baseados no futebol. um filme simpático, dirigido por Ken Loach)


4. Linha de Passe (uma empregada doméstica - Sandra Corveloni, melhor atriz em Cannes - cuida de seus 4 filhos e está grávida de novo. um deles - Vinícius de Oliveira - sonha jogar futebol por um grande time, mas já está passando da idade das peneiras. dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas)


5. O MIlagre de Berna (o filme é centrado num garoto, apaixonado por futebol e amigo de um jogador da seleção, que vê seu pai voltar traumatizado da União Soviética, onde ainda era um prisioneiro de guerra. o auge do filme é a final da Copa do Mundo da Suíça, quando a Alemanha venceu a poderosa Hungria)


6. Driblando o Destino (uma garota de família indiana, que mora nem Londres, sonha jogar futebol, como seu ídolo David Beckham, mas seus pais não aceitam e querem que ela siga os costumes tradicionais. quando ela é convidada a jogar num time local, decide enfrentar a família. ótimo filme)


7. Fuga para a Vitória (em um campo alemão de prisioneiros, um major, que já tinha jogado na seleção da Alemanha, decide promover um jogo dos nazistas contra os prisioneiros - entre eles Pelé, Sylvester Stallone, Michael Caine, Bobby Moore, Osvaldo Ardilles -, que vão aproveitar-se da partida para organizar sua fuga. dirigido por John Huston, é menos ruim do que parece)


8. Gol! (um jovem de origem hispânica tem um grande talento para o futebol, mas vivendo em Los Angeles não tem muitas oportunidades, quando surge um convite para treinar na Inglaterra, no Newcastle United, time da primeira divisão e seu sonho começa a se realizar. muito bem feito, empolga)


9. Garrincha, a Estrela Solitária (biografia do craque Garrincha - André Gonçalves -, a partir de lembranças das pessoas que estiveram próximas a ele. foca mais a vida pessoal do que a do atleta. não fez o sucesso esperado)


10. O Casamento de Romeu e Julieta (Luana Piovani é a líder do time feminino do Palmeiras e seu pai, um torcedor fanático do time. por uma ironia do destino, ela se apaixona pelo líder da torcida do Corínthians. uma divertida comédia, inspirada em Shakespeare)