domingo, 27 de novembro de 2011

Filmes de Zumbi - lista dos melhores

A pergunta não é: "se vai acontecer" mas sim "quando vai acontecer o Holocausto Zumbi." Pensando nisso nós de "O Café e a Conta" preparamos um post especial para nossos leitores. Eu particularmente sou super fã da temática Zumbi. Pensar em como as pessoas se comportariam e como sobreviveriam em um holocausto dessas proporções é extraordinário. O gênero vai muito além de maquiagem tosca e cenas de ação com miolos estourando. Alguns diretores conseguiram criar verdadeiras obras de arte abordando diversas particularidades da natureza humana. Outros, no entanto, criaram verdadeiras porcarias.

Confesso que meu interesse foi provocado pela série "The Walking Dead" da AMC (American Movie Classics). Basicamente a história narra a história de um pequeno grupo de sobreviventes, viajando por um mundo desolado à procura de uma nova casa longe das hordas de mortos vivos. Infelizmente, alguns episódios são repletos de intrigas entre os personages e ficam mais parecidos com "A Fazenda" da Record do que propriamente um holocausto Zumbi. O melhor personagem de todo o seriado é o nazista Daryl Dixon. O cara virou o típico psicopata caçador de Zumbis.

Para quem se interessar por séries de Zumbis, uma outra boa pedida é o seriado Dead Set. Apesar de bem mais fraco que "The Walking Dead" a série tem como eixo principal os sobreviventes de um Reality Show que, isolados dentro da casa, desconhecem o holocausto lá fora.

Vamos aos filmes propriamente ditos:

Começamos a saga pelo clássico A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead), de 1968. Nele, sem nenhum tipo de explicação, os mortos simplesmente acordam como zumbis para se alimentarem dos vivos. Este filme é muito importante porque ele praticamente ditou TODAS as regras para os zumbis de TODOS os filmes que vieram depois dele. Como os zumbis surgem, a maneira como caminham, como se alimentam de carne humana e a maneira correta de destruí-los.

Em 1978, George filmou Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead), a continuação do clássico, mostrando a destruição da civilização como a conhecemos pelos mortos-vivos e focando a história em um pequeno grupo de refugiados que se abriga em um shopping center. Cronologicamente, se passa quase ao mesmo tempo da primeira, com alguns meses de diferença, mostrando as cidades sendo consumidas pelos ataques dos cadáveres ambulantes.

Dan O´Bannon filmou O Retorno dos Mortos Vivos (The Return of the Living Dead), que apesar de não estar ligado diretamente à franquia segue os mesmos conceitos de Romero, apenas tentando dar uma explicação para o surgimento dos zumbis. Este filme possui um tom cômico que não está presente nos filmes da linha dos zumbis, mas vale a pena.

Em 1990, uma refilmagem do A Noite dos Mortos Vivos dirigida por Tom Savini, reconta a primeira história com melhores efeitos especiais e um final diferente.


Dessa nova geração de filmes relacionado com a mitologia dos zumbis um dos melhores é Extermínio (28 Days Later, 2002), de Danny Boyle, que trouxe pela primeira vez os zumbis rápidos, como mortos-vivos ágeis e psicopatas em um filme que somou o medo natural das pessoas em relação aos zumbis com um agravante: fugir dos zumbis agora ficou bem mais difícil, já que eles correm como uns alucinados (mais rápido que você). A partir deste filme, foi estabelecido outra regra para os filmes de zumbi: se o zumbi acabou de ser mordido, ele se movimenta com a mesma presteza que o fazia quando era vivo; somente os mais destruídos, enterrados ou carcomidos é que movimentam como os zumbis clássicos. A continuação deste filme, Extermínio 2 (28 Weeks Later, 2007) também é muito boa. O começo é eletrizante!!!! Estes filmes são um alerta para aqueles que querem sobreviver ao holocausto: o seres humanos, na maioria das vezes, são piores do que os zumbis.


Em 2004, a refilmagem de Madrugada dos Mortos usou os zumbis rápidos de Danny Boyle para contar a história de um grupo de pessoas que acaba preso em um shopping center após os primeiros dias da invasão dos mortos-vivos. O shopping muito maior e os zumbis rápidos fazem deste filme uma boa pedida.
Sei que muitos vão discordar (devido ao fato de questionarem a natureza dos zumbis dos filmes) mas não poderia deixar de citar os macabros [REC] e [REC] 2. Estes filmes são a prova que além de Inglaterra e Estados Unidos outros países também podem realizar boas produções dentro da mitologia Zumbi. Apesar de ter recebido duras críticas e ter sido comparado ao famigerado "A Bruxa de Blair" o longa espanhol é muito superior. O segundo filme chega a ser melhor que o primeiro. Infelizmente o final de [REC] 2 ficou em aberto deixando claro para os fãs da série que novas sequências virão. Eu acredito que a história tinha que ter sido fechada ali. No entanto, acredito que os dólares falem mais alto nestes casos.


Para quem quiser se divertir e ainda dar boas risadas, duas ótimas pedidas são: Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, Inglaterra e França, 2004) e Zumbilândia (“Zumbiland”, EUA, 2009). Em Zumbilândia vale o destaque para a participação do impagável Bill Murray e a existência de um protocolo de sobrevivência ao holocausto Zumbi.

Não perca seu tempo...

Aos fãs do gênero eu faço um alerta. Apesar de ser bem interessante fazer o download ou comprar um filme desconhecido do gênero é sempre bom se informar antes de perder 2 horas de download ou gastar R$10,00 em um DVD original. Eu mesmo perdi meu tempo com duas grandes porcarias.

A primeira delas foi Canibais (Undead, Austrália, 2003), filme de produção australiana que me decepcionou amargamente. Tentando ir por uma linha de humor, os personagens sem nenhum carisma manifestam uma constante gritaria e ataques histéricos o filme inteiro. Péssima produção, atuação e incapaz de arrancar uma única risada.

Outra decepção das grandes foi Dia dos Mortos (Day of the Dead, EUA, 2008). Refilmagem de um dos clássicos de George A. Romero este filme é uma verdadeira perda de tempo. Vou apenas citar duas caracteristicas: Zumbis Vegetarianos que não atacam as pessoas e Zumbis sentimentais. Precisa falar mais alguma coisa?

Me recuso a comentar qualquer coisa da série Resident Evil. A única coisa que presta é a atriz Milla Jocovich. O roteiro, os super poderes, as aberrações da Umbrella são de péssimo gosto. Sou fã apenas dos games.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O que aconteceu com os Power Rangers originais?


Eles foram os protetores do Universo no inicio dos anos 90, eles enfrentaram terríveis inimigos como Rita Repulsa, Lord Zedd, Don Ritão, Ivan Ooze entre milhares de pessoas com fantasias de monstros e soldados de massa. Eles são os Mighty Morphin Power Rangers, os defensores da Terra (leia-se Alameda dos Anjos :P).

Mas apesar de seus super poderes, havia algo que nem mesmo os Rangers poderiam vencer: o OSTRACISMO !

Nesta matéria, veremos como anda a vida dos 6 atores que iniciaram a franquia ;)


Austin St. John (Jason - Ranger Vermelho)

Durante a primeira e parte da segunda temporada, Austin interpretou o Ranger Vermelho Jason, o corajoso lider dos Mighty Morphin Power Rangers. Durante a segunda temporada do show, por razões salariais, foi substituído por Rocky (Steve Cardenas).

Jason ainda apareceria em Power Rangers Zeo, no segundo filme filme da franquia e no especial Forever Red que reuniu todos os rangers vermelhos em Power Rangers Força Animal.

Que fim Levou ?

Austin bem que tentou investir na carreira de ator, mas infelizmente, atuar em Power Rangers não credencia ninguém a trabalhar com Francis Ford Coppola. O ex-Ranger Vermelho hoje ganha a vida fazendo o que fazia quando era um herói: salvando vidas...como paramédico em Washigton D.C.

Alias, já rolaram boatos que o cabra teria participado de três filmes pornôs gays, com o pseudónimo Jason Cutler. Mas tudo não passou de um bafon internetico, uma vez que Austin é muito parecido com o ator pornô Brock Rox.

Mas uma coisa é fato, o cara engordou demais oO




Amy Jo Johnson (Kimberly - Ranger Rosa)

Amy interpretou a gatissima Ranger Rosa Kimberly nas 3 primeiras temporadas do seriado. Na metade da terceira temporada, ela deixou o seriado para se dedicar ao Teatro.

Amy ainda faria uma participação no segundo filme da franquia.



Que fim Levou ?

Do elenco em geral, Amy foi a que se saiu melhor na vida artística. Depois de Power Rangers, ela fez parte do elenco principal da série Felicity, onde teve outro papel marcante interpretando a jovem Julie. Já estrelou filmes como "Na estrada do Rock", "O Terror Ronda a Escola" e "Trilha Indomável". Atualmente ela faz parte do seriado Flashpoint, onde interpreta a atiradora de elite Julianna "Jules" Callaghan.


Amy também investiu na carreira de cantora. Ela teve vários CDs lançados e sucessos como "Puddle Of Grace".


David Yost (Billy - Ranger Azul)

David Yost deu a vida ao nosso nerd representante Billy, o ranger Azul. O personagem foi ao lado de Tommy, um dos personagens do elenco original que mais tempo permaneceu na série.

David deixou a série no fim da quarta temporada devido a questões salariais.

Que fim Levou ?

Assim como Austin, David tentou sem sucesso emplacar no mundo artístico. Já que o showbiz não colaborou, o cara fez algo que a maioria de nós fariamos (ou não): entrou em uma faculdade.

Resumindo: Yost meteu a cara nos livros e hoje leciona Literatura em uma Universidade em Iowa.

Um legitimo caso onde a vida imita a arte xD.

Recentemente, David Yost participou do Anime Festival Orlando 2010, na Flórida. Durante o evento, o ex-Power Ranger fez uma revelação: ele era homossexual.

Em uma entrevista concedida durante o Anime Festival Orlando 2010 (evento para fãs de animação japonesa e tokusatsu), o ator David Yost (interprete de Billy, o Ranger Azul e Nerd da equipe) fez algo inesperado: assimiu sua homossexualidade.

Yost também revelou que sofreu assédio sexual e vários tipos de repressão durante os quatro anos em que continuou no programa, chegando a participar de uma espécie de "terapia antihomossexualidade" oferecida por uma igreja americana.

Apesar de somente agora ter saído do armário, o antigo Ranger Azul já havia participado de diversas campanhas para defender os direitos dos homossexuais.




Jason David Frank (Tommy - Ranger Verde/Branco)

Jason deu vida a ninguém menos que Tommy Oliver, o mais lendário Ranger de toda a franquia. Na primeira temporada Tommy encarnou o Ranger Verde, na segunda ele foi o Ranger Branco, nas fases Zeo e Turbo ele foi o Ranger Vermelho, alias Turbo seria a última temporada do ator no seriado.

Anos mais tarde, ele voltaria para protagonizar o especial Forever Red e ainda seria Ranger novamente em Power Rangers Dino Trovão como Ranger Negro.

Que fim Levou ?

Jason foi mais um que não conseguiu emplacar grandes papéis após o seriado. Mas foi mesmo nas artes marciais que o ator se destacou. Carateca profissional, o ex-Ranger é faixa preta em Karatê, faixa preta em jiu jitsu, além de praticar Wrestling, Muay Thai e Boxe regularmente.

Alias, Jason pretende participar UFC, maior evento de vale-tudo do mundo. O cara já teria feito tatuagens para ficar mais parecido com um lutador de MMA. Só tem que avisa-lo que ele não pode morfar nos combates :P.

Uma curiosidade: Jason David Frank ainda possui contrato com a Disney, o que significa que o ator pode a qualquer momento voltar a vestir o manto de Ranger...ou não ;x.


Thuy Trang (Trini - Ranger Amarela)


A vietnamita Thuy Trang foi a responsável por interpretar Trini, a (bela) ranger Amarela. Thuy ficou no seriado até a metade da segunda temporada quando foi substituída por Aisha (Karan Ashley).

A sua saída, assim como a maioria do elenco, foi devido a questões salariais.


Que fim Levou ?




Eis aqui o fim mais trágico dos seis rangers. Em 2001, a atriz sofreu acidente de carro e faleceu. Antes dessa infelicidade, Thuy atuou em O Corvo - A Cidade dos Anjos", de 1996.




Walter Jones (Zack - Ranger Preto)

E por fim, temos Walter Jones, o homem que deu vida a Zack, o ranger Preto. Walter ficou até metade da segunda temporada quando foi substituído por Adam (Johnny Yong Bosch).

O motivo ?

Assim como a maioria do grupo: a grana =P

Que fim Levou ?

Walter talvez seja um dos poucos que conseguiu superar a estigma que seus companheiros sofreram. O ator conseguiu ter destaque em outros grandes seriados como “CSI”, “OFF Centre” e “Nova York Contra o Crime” .

O ator também é conhecido por ser um grande dançarino.