domingo, 30 de setembro de 2012

J.K. Rowling não descarta continuação de Harry Potter

Se me perguntassem se eu gostaria que Harry Potter tivesse uma continuação, eu diria que talvez. Afinal, nem sempre as continuações são tão brilhantes quanto a história original e isso, muitas vezes, acaba com parte do encanto da obra. Contudo, se J.K. Rowling decidisse escrever um oitavo livro da saga, porque acredita no poder da história, eu simplesmente confiaria nela. Porque não é todo mundo que consegue escrever sete sensacionais livros!

Foi justamente isso que a autora de Harry Potter comentou durante o lançamento de sua nova obra, "The Casual Vacancy". Durante o evento, Rowling comentou que, se tivesse uma ideia fenomenal para escrever uma continuação para Harry, Ron, Hermione e companhia, ela simplesmente escreveria. Sem pensar duas vezes!

Será que Potter se reencontraria com os Dursley? Será que Draco Malfoy voltaria para o lado negro da força? Será que haveria um sucessor à altura de Alvo Percival Wulfric Brian Dumbledore? Por enquanto, só sabemos que são justamente essas perguntas que deixam a história imortal e ainda mais especial em nossa memória.

"A cicatriz não incomodara Harry nos últimos dezenove anos. Tudo estava bem."

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil - um país sem cinema, educação e cultura

Caríssimos leitores,

Sou historiador de formação e, infelizmente, apaixonado por história. Digo isso porque ser historiador na América Portuguesa do século XXI é viver na penúria. Afinal, nosso país remunera ridiculamente seus professores e a cultura é desprezada e até considerada inútil pela classe dirigente e por boa parte da população.

Nossas escolas possuem uma arquitetura de presídio, quadros negros esburacados, museus caindo aos pedaços, poucas livrarias... 


Um dos reflexos desta cultura formada por um amálgama de etnias diferentes imersas em 3 séculos de ignorância e total isolamente no período colonial e viciada em apoiar-se no trabalho escravo até quase o século XX é a falta de premiações literárias, cinematográficas e culturais.

Você consegue imaginar o que Checoslováquia (66 e 68), Argélia (1970), Costa do Marfim (1977), Hungria (1982), Argentina (1986, 2010), Taiwan (2001), Bósnia (2002), África do Sul (2006) tem em comum? Todos esses países foram agraciados com o mais cobiçado prêmio da academia: o oscar de melhor filme estrangeiro.

Nossa vizinha Argentina, além de 6 indicações, levou duas estatuetas. Apesar da situação econômica por lá não estar das melhores: câmbio desvalorizado, índice elevados de desemprego e complicações no comércio mundial eles não deixaram a cultura perecer. Há nesse país um processo civilizatório em marcha, bem diferente do Brasil, onde a cultura portenha e gaúcha emergem como um elemento unificador. Conversei com diversos vendedores de rua na feira popular de San Telmo e, mesmo com vários cacarecos à vista, eles sabiam diferenciar e descrever marfins do século XIX, prataria de valor histórico e, principalmente, livros.

O vendedor poderia até ter poucos pesos no bolso mas o conhecimento aflorava-lhe pelos poros.

domingo, 23 de setembro de 2012

O Encouraçado Potemkin

Foi na Universidade Federal de Ouro Preto, com o professor Henrique Carneiro que eu perdi o medo de me lançar aos clássicos. Sempre li resenhas, análises dissertativas, mas nunca os clássicos analisados. Até que fiz uma matéria sobre Freud com este professor. O texto: "O mal-estar da civilização" me fez perceber que os clássicos (na maioria das vezes) são muito mais descomplicados do que as análises feitas sobre eles. Acredito que esse foi o primeiro passo para me lançar a todo tipo de cânone, seja na literatura, na história ou no cinema.

O Encouraçado Potemkin é o tipo de filme clássico que transformou perspectivas no mundo audio-visual. A sequência da escadaria de Odessa foi uma das cenas mais angustiantes do cinema. A população, sensibilizada com os revoltosos do encouraçado levam comida, água, remédios e todos os tipos de suprimento ao navio. No entanto, toda a euforia é contida pelas tropas do Czar que disparam suas armas contra a população avançando em um ritmo mecânico e inexorável, alheios a toda destruição e desespero.



Uma das cenas mais marcantes ocorre quando uma mãe tenta fugir desesperadamente com seu bebê. Ela é atingida e o carrinho desce degrau por degrau delineando um caminho entre os corpos. Nesta sequência a montagem deixa evidente a impotência popular diante do irracional poder tirânico. É possível interpretar aquela criança como o futuro, o porvir utópico que está ameaçado pela brutalidade da decadente aristocracia russa. Apesar da edição não nos permitir saber ao certo o que aconteceu com a criança, a película deixa algo em aberto, como se pudesse ser futuramente reparado, uma incitação a todos os espectadores.Aliás, muitos críticos dizem que a famosa cena do carrinho de bebê de "Os Intocáveis" foi retirada daqui. Sinceramente, eu também acho. 

Ao analisarmos o filme dentro de seu contexto histórico o "Encouraçado Potemkin" foi extremamente revolucionário. Qualquer pessoa, mesmo sem qualquer inclinação política, pode sensibilizar-se com a penúria dos marinheiros ou com o massacre da população em Odessa. Isso faz desse filme uma linguagem revolucionária universal. Talvez por este motivo, após o golpe militar de 64, o filme foi censurado e banido das salas de exibição no Brasil. Aliás, em nosso país, este filme poderia fazer aflorar fantasmas ainda recentes: A revolta da Armada em 1893 e a Revolta da Chibata de 1910.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Palhaço pode trazer o Oscar para o Brasil pela primeira vez!

O Brasil é o único país penta-campeão no futebol!!! Que alegria, que satisfação. A Argentina, apenas bi e com gol de mão é constantemente lembrada dessa inferioridade. Mas será esta uma grande vantagem?

Quando partimos para outros prêmios o Brasil amarga lugares vergonhosos. Não temos nenhum prêmio Nobel enquanto a Argentina tem QUATRO: dois na categoria Medicina, em 1947 e 1984, e dois na categoria Paz, em 1936 e 1980.

Vamos falar agora de cinema, tema central deste blog.  Nossos hermanos também foram agraciados com dois Oscar enquanto o Brasil, acreditem se quiserem, não tem nenhum:

O primeiro filme argentino a receber um Oscar foi "A história oficial" (1985), de Luis Puenzo, que levou ao cinema as experiências das vítimas da ditadura militar do país (1976-1983) e dos milhares de desaparecidos durante o regime.

O segundo filme foi "O segredo dos seus olhos" que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, levando o país a festejar sua segunda estatueta e sexta indicação recebida ao prêmio da Academia.

E nós nos gabamos de sermos penta-campeões no futebol amargando péssimas colocações em educação, ciência e tecnologia. É mole? Escolas com arquitetura de presídio, professores mal remunerados, baixo investimento em ciência mas forte em programas sociais que incentivam o crescimento de natalidade e estimulam a malandragem.

Talvez o filme: "O Palhaço" (coisa que nós brasileiros entendemos bem: a palhaçada)  possa reverter esse quadro. Apenas quatro filmes brasileiros conseguiram passar pela seleção da Academia e chegar entre os cinco filmes estrangeiros que concorrem ao Oscar: ‘O Pagador de Promessas’ (1963), ‘O Quatrilho’ (1996), ‘O Que É Isso Companheiro’ (1998) e ‘Central do Brasil’ (1999). ‘Cidade de Deus’ foi a produção que concorreu a mais estatuetas (quatro no total, incluindo Melhor Diretor), mas até hoje nenhum filme conseguiu finalmente trazer o Oscar para o Brasil.
 
É hora de pararmos com o espírito de "Pátria de Chuteiras" e passarmos a nos orgulhar de nossa produção acadêmica e intelectual. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Filme argentino "Tatuado" ganha Grande Prêmio do Festival de Biarritz


BIARRITZ, França, 1º out (AFP) - O filme argentino "Tatuado", dirigido por Eduardo Pardo, ganhou neste sábado o Grande Prêmio da 14ª edição do Festival de Cinema latino-americano de Biarritz.

"Tatuado", segundo longa-metragem de Pardo, que estreará em salas de cinema argentinas no princípio de novembro, é protagonizado pelo jovem Nahuel Pérez Biscayart e pelo veterano ator de teatro Luis Ziembrowsky.

O filme conta a história de uma adolescente que busca respostas sobre o abandono de sua mãe, que antes de desaparecer lhe fez uma tatuagem no braço. A incessante procura do rapaz o leva a um encontro verdadeiro com seu pai - um homem distante em sua vida e de quem pouco sabia durante este longo período. "É uma viagem interior e exterior. A busca de Paco é universal, pois é a necessidade de definir a própria identidade, mas também uma procura egoísta e estritamente pessoal", assegurou o diretor para a AFP.

O longa 'Tatuado' foi exibido em vários festivais internacionais nos últimos meses e ganhou o prêmio de melhor direção em Montreal, no Canadá.

"Era o filme que sempre sonhei em fazer. Ninguém me impôs nada e estou muito feliz com o resultado", declarou Raspo, que rodou o seu primeiro longa-metragem, "Geisha", em 1996, e desde então se refugiou em um canal de televisão à espera do momento certo para realizar o filme com o qual sempre sonhara. O prêmio de melhor atriz do festival foi para Roxana Blanco, por "Alma mater", de Alvaro Buela (Uruguai), e o de melhor ator para Julio Jung, por "Cachimba", de Silvio Caiozzi (Chile).

Já o prêmio do Júri foi para o mexicano "Noticias lejanas", de Ricardo Benet, e o Grande Prêmio do Público ficou com "Maroa", de Solveig Hoogesteijn (Venezuela-Espanha)

O Brasil também teve destaque no festival de cinema de Biarritz, quando o músico brasileiro Chico Buarque ganhou na sexta-feira o prêmio literário Dois Oceanos da 14ª edição do Festival de Biarritz (sudoeste da França), pelo livro "Budapeste".

Consagrado essencialmente ao cinema latino-americano, este evento também reserva um espaço à literatura com um concurso para o qual foram selecionadas 11 obras de El Salvador, Argentina, Chile, México e Brasil.

O prêmio Dois Oceanos premia o melhor romance latino-americano traduzido para o francês.

"Budapeste", publicado na França pela editoria Gallimard em 2003, um ano depois do lançamento em português, é o terceiro romance de Buarque, mais conhecido internacionalmente pela música do que pela literatura.

O escritor, convidado pelos organizadores, não pôde comparecer a Biarritz.

Entre os autores selecionados estavam o argentino Leopoldo Brizuela, o mexicano Guillermo Arriaga e o salvadorenho Horacio Castellanos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

10 Backstages bizarros de filmes de terror


São famosas as histórias trágicas que cercam grandes produções de filmes de terror em Hollywood. Aquelas que foram comprovadas têm seu terror residindo no fato de que coincidências assustadoras envolvendo realidade e ficção parecem orquestradas pela mão invisível do Mal. Já aquelas que possuem o status de "lendas urbanas", apesar de poderem ser pura estratégia de marketing dos estúdios, também não deixam de perturbar: quando a ambição da grande indústria do cinema mundial está em jogo, nunca se sabe claramente quais os limites entre a paranóia, o dinheiro e o terror.
Se por um lado é perturbadora a existência da possibilidade de que os grandes estúdios às vezes inventem algumas histórias em torno de suas produções a fim de chamar atenção para um filme, por outro é mais lamentável ainda que a nossa curiosidade por vezes seja movida por casos (reais ou não) tão mórbidos. Independente da existência ou não da "mão invisível do Mal" que proporciona coincidências tão assustadoras, o simples fato de tal modalidade de marketing funcionar é algo, no mínimo, degradante. De um modo ou outro, conheça algumas dessas coincidências.

Enredo: Uma menina é possuída por uma entidade demoníaca. Sua mãe então pede ajuda a dois padres.
O que aconteceu de estranho na produção: o set de filmagens pegou fogo, mas isso não foi nada comparado à morte do irmão do ator Max Von Sydow (Padre Merrin) logo no início das filmagens e da perda do filho, ainda em gestação, de um assistente de câmera da equipe.

Enredo: Família é visitada por fantasmas, que aos poucos começam a aterrorizá-la.
O que aconteceu de estranho na produção: a atriz que interpretou a pequena Carol Anne morreu aos 12 anos de idade de um bloqueio intestinal raríssimo, seis anos depois de fazer o filme original e pouco depois de terminar as filmagens do terceiro filme da trilogia.
Enredo: Jovem casal se muda para um apartamento cuja vizinhança é bastante estranha. Quando a mulher fica grávida, aos poucos o casal vai percebendo que não são apenas eles dois que esperam a chegada do bebê
O que aconteceu de estranho na produção: um ano após o lançamento do filme, a mulher do diretor Roman Polanski foi assassinada a facadas por um grupo satanista. Ela estava grávida. AInda, ninguém mais ninguém menos que John Lennon foi assassinado em frente ao prédio usado como locação no filme, o Edifício Dakota.

Enredo: homem perde filho logo quando este acaba de nascer, e para proteger sua esposa da notícia ele adota um menino de origem misteriosa.
O que aconteceu de estranho na produção: o filho de Gregory Peck (ator que interpreta o pai) se suicidou logo após o pai ter aceito o convite para fazer o filme.
Enredo: a história se passa antes do filme original, e acompanha as primeiras lutas do Padre Merrin contra o demônio Pazuzu.
O que aconteceu de estranho na produção: o primeiro diretor convidado para dirigir a produção foi John Frankenheimer. Ele recusou a oferta, e um mês depois sofreu um ataque cardíaco fulminante.

Enredo: Eric Draven e sua noiva são assassinados por um grupo satanista, um dia antes do Holloween. Um ano depois, Eric volta do mundo dos mortos em busca de vingança.
O que aconteceu de estranho na produção: Brandon Lee, filho de Bruce Lee, morreu durante a gravação de uma cena na qual havia uma bala de verdade carregada na arma usada para atirar contra ele. Até hoje não existe a certeza de que os negativos que registraram a morte de Brandon foram realmente destruídos; há quem defenda que a morte real está no filme.

Enredo: Damien, agora com 13 anos de idade, finalmente aceita o seu destino na Terra de secretamente cumprir o papel de Anticristo. Suas poderosas forças do Mal começam a eliminar todos que desconfiam de sua identidade.
O que aconteceu de estranho na produção: um grande amigo de Willian Holden (ator que faz o papel do pai do Anticristo nesta continuacão) foi esfaqueado enquanto eles estavam de férias. Além disso, o elenco inteiro pegou uma gripe rara durante as filmagens.

Enredo: primeiro de uma série de filmes que Steven Spielberg produziu baseados na famosa série dos anos 50/90 "The Twilight Zone", No filme, pessoas comunsse deparam com situações extraordinárias como viagens no tempo e contato com seres sobrenaturais.
O que aconteceu de estranho na produção: durante a filmagem de uma cena de ação, um helicóptero caiu matando o ator Vic Morrow e dois atores-mirins.
Enredo: Jovem secretária rouba dinheiro do local onde trabalha para se casar e refugia-se, por engano, em um motel, cujo dono a recebe bem. Porém, a mãe dele diz não querer a presença de uma estranha no local.
O que aconteceu de estranho na produção: a dublê de corpo de Janet Leight que ajudou a filmar a famosa cena do chuveiro foi assassinada a facadas (assim como no filme) 28 anos depois da produção.

Enredo: Alice continua sua luta contra a Umbrella Corporation, e para isso se alia a um grupo de sobreviventes que almejam chegar a um lugar supostamente seguro chamado Arcádia.
O que aconteceu de estranho na produção: Uma plataforma por onde vários zumbis caminhavam cedeu, ferindo 20 figurantes. Ao chegar ao local, as equipes paramédicas ficaram chocadas com a cena em virtude da enorme quantidade de sangue cenográfico que havia entre os feridos. Felizmente, a gravidade real do acidente não foi tão grande e ninguém morreu.