sábado, 28 de setembro de 2013

Cientistas do MIT dão primeiro passo para a criação de um sabre de luz

Caros fãs de Star Wars, um dos seus maiores sonhos está mais perto de ser realizado. Um grupo de cientistas, liderado por Mikhail Lukin e Vladan Vuletic, manipulou fótons (partículas emitidas pela luz) e conseguiu uni-los em uma nuvem de átomos superfrios, gerando um estado de matéria que era tido como apenas teórico.

Os cientistas utilizaram uma câmara de vácuo com átomos de rubídio para criar a "matéria fotônica". O gás dentro da câmara foi resfriado com lasers e o feixe de laser foi também utilizado para lançar fótons individuais. Os fótons perdem energia dentro da nuvem e os pesquisadores notaram que, ao serem lançados em pares eles se fundiam numa única molécula.
Trocando em miúdos: isso abre caminho para o desenvolvimento de aplicações como um sabre de luz, arma utilizada pelos personagens da saga "Guerra nas Estrelas". A ideia inicial é utilizar a descoberta para desenvolver um computador quântico, milhares de vezes mais veloz que as máquinas atuais. Você compraria um sabre de luz, guerreiro jedi? Imagine isso nas mãos de uma criança.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pixar adia estreias de ‘The good dinosaur’ e ‘Procurando Dory’


Os filmes da Pixar são mais que especiais. Lembro-me com perfeição de ter assistido Wall-E e Up: aventura nas alturas ao lado de uma pessoa especial e ter me emocionado. Infelizmente, para o ano de 2014, a Pixar não lançará filme nenhum. 


A Pixar adiou as estreias de dois de seus próximos dois filmes, transferindo “The good dinosaur” e “Procurando Dory” para 2015 e 2016, respectivamente. 



Embora não tenha revelado detalhes, o atraso em “The good dinosaur”, transferido de 30 de maio de 2014 para 25 de novembro de 2015 provavelmente foi provocado pelo fato de ainda não existir um substituto para o diretor Bob Peterson.



Peterson, que ganhou um Oscar ao co-dirigir “Up – altas aventuras” com Pete Docter, faria sua estreia como diretor solo, mas foi afastado do projeto em agosto, embora continue trabalhando no estúdio. A Pixar promete anunciar em breve o novo responsável pelo filme, que vai contar o que teria acontecido se o asteroide que extingiu os dinossauros não tivesse colidido com a Terra.
Já “Procurando Dory”, sequência de “Procurando Nemo” e um dos longas mais aguardados pelos fãs da Pixar, foi adiado de 25 de novembro de 2015 para 17 de junho de 2016. O filme vai mostrar a peixinha desmemoriada  em busca de sua própria família.
Antes dos dois, porém, o estúdio irá lançar “Inside out”, no qual as emoções de uma garotinha chamada Riley serão as protagonistas, com um roteiro ambientado dentro de sua mente. Sem alteração na data, a animação chega aos cinemas em 19 de junho de 2015.