sábado, 28 de setembro de 2013

Cientistas do MIT dão primeiro passo para a criação de um sabre de luz

Caros fãs de Star Wars, um dos seus maiores sonhos está mais perto de ser realizado. Um grupo de cientistas, liderado por Mikhail Lukin e Vladan Vuletic, manipulou fótons (partículas emitidas pela luz) e conseguiu uni-los em uma nuvem de átomos superfrios, gerando um estado de matéria que era tido como apenas teórico.

Os cientistas utilizaram uma câmara de vácuo com átomos de rubídio para criar a "matéria fotônica". O gás dentro da câmara foi resfriado com lasers e o feixe de laser foi também utilizado para lançar fótons individuais. Os fótons perdem energia dentro da nuvem e os pesquisadores notaram que, ao serem lançados em pares eles se fundiam numa única molécula.
Trocando em miúdos: isso abre caminho para o desenvolvimento de aplicações como um sabre de luz, arma utilizada pelos personagens da saga "Guerra nas Estrelas". A ideia inicial é utilizar a descoberta para desenvolver um computador quântico, milhares de vezes mais veloz que as máquinas atuais. Você compraria um sabre de luz, guerreiro jedi? Imagine isso nas mãos de uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário