terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lista de filmes inspirados em livros

Os livros escritos para o público adolescente estão tomando conta das salas de cinema em todo o mundo. Alguns deles têm agradado não só ao público mais jovem, como também a espectadores de todas as idades. Muitos deles foram lançados nos últimos anos e outros estão em fase de produção cinematográfica.
Confira 7 exemplos de alguns desses filmes que fizeram muito sucesso, outros que não foram muito bem e aqueles que ainda vão estrear.

Saga 'Harry Potter' (J. K. Rowlling) 


Livros adaptados até 2013: 'Harry Potter e a Pedra Filosofal', 'Harry Potter e a Câmara Secreta', 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban', 'Harry Potter e o Cálice de Fogo', 'Harry Potter e a Ordem da Fênix', 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' e 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' (que foi dividido para o cinema em partes 1 e 2).
A mais bem sucedida adaptação para o cinema, é sem dúvida, a da série Harry Potter. O bruxinho esteve presente na infância e juventude de fãs do mundo todo. Os 7 livros já venderam mais de 1 bilhão de cópias, um marco no cenário editoral. Cada um deles foi lançado com 2 capas diferentes, uma para crianças e uma para adultos (que também são fãs da série). Todos eles foram adaptados para o cinema conforme a exigência da autora de que o elenco fosse todo composto por atores ingleses. O primeiro da série foi lançado em 2004 e rendeu em torno de 800 milhões de dólares em bilheteria, a menor de toda a série. Já o último filme 'Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2' rendeu em torno de 1,5 bilhões de dólares.

Saga 'Crepúsculo' (Stephenie Meyer)


Livros adaptados até 2013: 'Crepúsculo', 'Lua Nova', 'Eclipse' e 'Amanhecer' (adaptado em 2 partes para o cinema).
Os livros da saga se tornaram uma febre mundial em uma época em que a única série de sucesso era a do bruxo Harry Potter. 'Crepúsculo' então vendeu mais de 150 milhões de exemplares no mundo. E não foi diferente com as adaptações cinematográficas: o primeiro filme da série arrecadou quase 400 milhões de dólares em bilheteria mundial, a menor bilheteria da série e o último filme arrecadou quase 900 milhões de dólares. A saga abriu as portas para o lançamento de uma enxurrada de livros que contam histórias sobrenaturais e com o fim da série várias adaptações querem ocupar o lugar de Crepúsculo. Até o momento nenhuma delas obteve sucesso.

Trilogia 'Jogos Vorazes' (Suzanne Collins)


Livros adaptados até 2013: 'Jogos Vorazes' e 'Em Chamas'.
A trilogia está na lista dos livros mais vendidos da história. A adaptação cinematográfica de 'Jogos Vorazes' foi lançada em 2012 e foi muito fiel ao livro, agradando aos fãs da trilogia distópica. Arrecadou mais de 680 milhões de dólares e entrou para a lista dos filmes de maior bilheteria do cinema. 'Em Chamas' foi lançado no dia 15 de novembro deste ano exclusivamente no Brasil (onde bateu o recorde de bilheteria do filme anterior, levando mais de 1 milhão de espectadores às salas de cinema em apenas 1 dia) e no dia 22 de novembro no resto do mundo. O filme liderou a bilheteria dos Estados Unidos nas últimas 2 semanas. O último livro da trilogia será dividido em Parte 1 e 2 para o cinema, assim como foi feito com os últimos filmes da série Harry Potter e a saga Crepúsculo.

Série 'Os instrumentos Mortais' (Cassandra Clare)


Livros adaptados até 2013: 'Cidade dos Ossos'
No dia 22 de setembro, uma das maiores editoras dos estados Unidos, Simon & Schuster, publicou em seu twitter que a série 'Os instrumentos Mortais' estava completando 2 anos na lista dos livros mais vendidos da 'New York Times'. A série tem um total de 6 livros: 'Cidade dos Ossos', 'Cidade das Cinzas', 'Cidade de Vidro', 'Cidade dos Anjos Caídos', 'Cidade das Almas Perdidas' e 'Cidade do Fogo Celeste'. O filme 'Cidade dos Ossos' foi lançado em agosto deste ano e esperava-se que fizesse o mesmo sucesso que os livros, mas parece ter decepcionado até mesmo aos fãs da série, já que arrecadou em um mês apenas 30 milhões de dólares (metade do que foi gasto em sua produção). Devido ao baixo desempenho do filme, a filmagem de 'Cidade das Cinzas' foi adiada.

As vantagens de ser Invisível  (Stephen Chbosky) 


Apesar do livro ter sido bastante contestado devido à forma como retrata o uso de drogas e a sexualidade, ficou em primeiro lugar na lista dos livros infanto-juvenis mais vendidos do 'New York Times' e também bateu a marca de 1,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos. O filme independente não teve lançamento mundial, mas ainda assim arrecadou em torno de 31 milhões de dólares. A adaptação foi muito bem aceita pela crítica e pelos espectadores.

Um comentário: