segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Altos e Baixos de Tim Burton - filmografia completa


Um dos diretores mais macabros de Hollywood nasceu no fatídico mês de Agosto no dia 25 em 1958. Sempre flertando com o nonsense e o terror o diretor tem predileção pelos atores Johnny Deep e Helena Bonham Carter com quem mantém um relacionamento sério desde 2001. Depois de cursar Animação por três anos, Burton foi contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador e trabalhou no desenho 'The Fox and the Hound' (1981). Nessa época, o diretor fez seus três primeiros curtas-metragens: a animação em stop-motion 'Vincent' (1982), e dois live-actions, 'João e Maria' (1983) e 'Frankenweenie' (1984). E foi por conta desse último filme, que mostrava um cachorro morto sendo ressuscitado como Frankenstein e foi considerado muito sombrio, que Burton foi demitido.

Durante sua longa carreira o diretor teve altos e baixos. Confira sua saudosa filmografia abaixo:


Poucos anos depois, Tim Burton uniu seu gosto pelo horror com o talento para comédia e dirigiu o filme 'Os Fantasmas se Divertem' (1988). Apesar do baixo orçamento, o longa, que contava a história de um casal recém-falecido que contratava um bio-exorcista para expulsar os novos proprietários de sua casa, fez bastante sucesso e o personagem principal, Beetlejuice, ganhou uma série de desenhos animados na TV.


Graças ao sucesso de 'Os Fantasmas se Divertem' (1988), Tim Burton foi convidado para dirigir o blockbuster 'Batman' (1989) e posteriormente ' Batman - O Retorno' (1992). Os filmes, baseados no personagem da DC Comics, não tiveram uma boa recepção e contaram com Michael Keaton no papel do homem morcego e Jack Nicholson e Danny DeVito nos papéis dos vilões Coringa e Pinguim, respectivamente.


Com a carreira em alta, Tim Burton resolveu investir em um projeto pessoal: 'Edward Mãos de Tesoura' (1990). O longa trás muito de influência de Frankenstein de Mary Shelley e O Drácula de Bram Stoker econta a história de um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos, foi a primeira das oito parcerias do diretor com o ator Johnny Depp. Vale lembrar que o cantor Michael Jackson comprou as famosas mãos de tesoura usadas por Depp no filme, para mais tarde leiloa-las em um evento beneficente.


Depois de dirigir a cinebiografia 'Ed Wood' (1994), a homenagem aos filmes B 'Marte Ataca!' (1996) e a adaptação de 'A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça' (1999), Tim Burton foi convidado para readaptar o clássico do cinema 'Planeta dos Macacos' (2001). O longa, além de ser um verdadeiro fracasso de bilheterias, recebeu incontáveis críticas negativas. Este foi o primeiro de vários filmes em que o diretor Tim Burton e sua mulher, a atriz Helena Bonham Carter, trabalharam juntos.


Após o fracasso, Tim Burton recuperou parte do prestigio ao dirigir 'Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas' (2003). Muito elogiado pela crítica, o filme conta a história de um antigo vendedor itinerante do sul dos Estados Unidos com um incrível dom para contar histórias, que em seu leito de morte tenta se reaproximar do filho. O longa foi indicado ao BAFTA e ao Globo de Ouro nas categorias de melhor filme e melhor diretor.


Baseado num conto russo-judaico do século XIX e ambientada numa fictícia Inglaterra da era vitoriana, o filme em stop-motion 'A Noiva Cadáver' (2004) foi indicado na categoria de melhor animação na 78ª cerimônia do Oscar. O longa conta a história de um jovem que está prestes a se casar e termina acidentalmente se casando com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos.


A readaptação do clássico 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' (2005) trouxe Johnny Depp no papel de Willy Wonka, o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. O filme foi sucesso de bilheterias e arrecadou mais de 200 milhões de dólares só nos Estados Unidos.


'Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet' é mais uma parceria de Burton com Johnny Depp. A sombria adaptação do musical da Broadway conta a história de Benjamin Barker, homem que passou 15 anos afastado de Londres e retorna à cidade com sede de vingança sob o nome de Sweeney Todd. Como Meryl Streep, Cyndi Lauper, Annette Bening, Toni Collette e Emma Thompson foram cotadas para dar vida à Sra. Lovett, Helena Bonham Carter enviou ao compositor Stephen Sondheim 12 fitas de audição em que estava cantando para evitar acusações de nepotismo, já que na época ela estava grávida de seu segundo filho com Tim Burton.


A muito esperada adaptação de 'Alice no País das Maravilhas' (2010) faturou um bilhão de dólares no mundo todo, transformando-se no mais bem sucedido filme de Tim Burton. Baseado nos famosos livros de Lewis Carroll, o longa não foi muito bem recebido pela crítica. A atriz Mia Wasikowska derrotou algumas candidatas famosas que se candidataram para interpretar Alice, entre elas Amanda Seyfried e a polêmica Lindsay Lohan, que fez de tudo para conquistar o papel.


Depois do enorme sucesso de 'Alice no País das Maravilhas' (2010), Tim Burton teve que lidar com o relativo fracasso de 'Sombras da Noite' (2012), filme baseado na novela sessentista 'Dark Shadows' criada por Dan Curtis. Contando com a participação da deslumbrante e maléfica Eva Green e do saudoso Jonny Lee Miller - o saudoso Sickboy de Trainspotting - o filme narra uma aventura sombria que cumpre o seu papel: diverte. Depois disso, Burton voltou a se dedicar às animações e refilmou seu curta-metragem de 1984, 'Frankenweenie' (2012), além de começar a trabalhar no longa 'Night Of The Living', que ainda não chegou aos cinemas.


Atualmente, além de aguardar a estreia de 'Big Eyes' (2014), um drama biográfico sobre a pintora Margaret Keane (Amy Adams) e seus direitos autorais, Tim Burton já se prepara para o seu próximo projeto. O filme 'Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children' é uma adaptação para os cinemas da história do livro "O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares", do autor americano Ransom Riggs.




Um comentário:

  1. O CHATONILDO DO BURTON
    Coelho De Moraes

    Revendo os Batman iniciais, mais de 25 anos depois, constatamos que o filme é fraco, de baixíssimo orçamento, com maquetes pobres que não resistem a olhar mais arguto, papelão espalhado por todo lado, seguindo os caricaturismos que Burton sempre deseja impor, transformando tudo em animação.
    Parece que ele está a dizer: - Isso é cinema. É tudo falso e eu não estou nem aí. De realidade apenas meus bonecos. (Teria até uns crédito brechtianos por isso).
    Tim Burton é excelente diretor... de bonecos – seres que não pensam e nem reclamarão - e diretor de desenhos, mas não de filme para gente grande. Em filmes de gente grande ele é um burocrata a mais no set plastificado dos efeitos especiais. Burton peca bastante com suas maquetes pálidas e mal feitas – vide abertura do Ostvald Pinguim - e em vez de pegar o ícone BATMAN para ler nas entrelinhas ele se limita a ser literal.
    Burton trata tudo com desprezo de quem quer destruir algum mito sem saber como fazer, apenas pelo fato de tratar disso com moda; e, assim destrói o seu próprio O PLANETA DOS MACACOS. O original permanece incólume tamanha a bobagem proposta por Burton, salvam apenas atores como Giamatti que independe da máscara que usa. O final deste filme é mico puro, micos e chimpanzés correndo para todos os lados tendo a efígie de um Lincoln/mico que remete aos piores filmes antigos de ficção como se as mudanças se fizesse ipsis litteris, sendo macacos, mesmo que fossem onças.
    Citem um filme do Burton que não seja caricato.
    Mas, cito uns muito bons (habitados por seres humanos): Big Fish, Singles, Ed Wood (onde os efeitos especiais caem sob medida podendo-se supor que Tim Burton se vê em Ed Wood), Sweeney Tod (mas a música dá o tom do drama).
    A obsessão pelo noir parece mais de POSER do que de realidade. Não fosse Johnny Depp em seus papeis, e, seus filmes cairiam no ridículo constante, já que foram feitos para rir mesmo.
    Esses ‘Batman iniciais’ serviram, no entanto, para repor à pauta um ícone interessante dos quadrinhos e lembrar que: para perseguir meliantes desse tipo - loucos e amalucados, assassinos e torpes personagens seria necessário alguém que lhes fosse parecido. BATMAN.

    ResponderExcluir