quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Guia de compra de Boxes definitivos: Harry Potter, Senhor dos Anéis, James Bond

A pedido do meu querido amigo Ígor, resolvi indicar alguns Box de filmes e séries para acrescentar ao artigo do blog.
Decidi ficar só nos nacionais, pois se fosse escrever sobre os importados teria que fazer uma enciclopédia!
Infelizmente, a realidade do nosso mercado de home vídeo não é nada animadora para os colecionadores. Os lançamentos por aqui são quase sempre muito caros e não temos nem de perto a quantidade de edições caprichadas que encontramos nos mercados norte-americano, europeu e até mesmo asiático, mas apesar disso, o mercado tem melhorado muito, em parte graças à mobilização dos colecionadores através de diversos canais de mídia, e hoje eu tenho condições de indicar muito mais edições de boa qualidade.
Vamos começar pelo que talvez seja a coleção mais completa e luxuosa já lançada no Brasil:
Harry Potter Wizards Collection!

Apesar de não ser fã da série, sou obrigado a reconhecer que é a edição mais completa e luxuosa lançada por aqui.
O Box, se é que se pode chamar assim, conta com nada menos que 31 discos, com todos os filmes da série, mais de 30 horas de material extra e mais um monte de material colecionável, como mapas de Hogwarts, insígnias, storyboards, informações de bastidores e mais uma infinidade de informações!
A má notícia, como já havia advertido, fica por conta do preço. À época do lançamento, esta coleção chegou ao Brasil por nada menos que R$ 2000,00, isso mesmo, mais cara que as TVs de muita gente! Algum tempo depois o preço começou a cair para algo mais aceitável e mais próximo da versão importada.
Atualmente o Box encontra-se esgotado. Sei que isto é um balde de água fria, já que eu deveria indicar algo que vocês podem encontrar no mercado, mas eu não poderia deixar de mencionar este item. Além do mais, quem sabe algum sortudo não encontra por um preço razoável nos “mercadolivre” da vida, e não vamos esquecer que existe a versão importada, que mesmo com os impostos, sai mais barata que a nossa!

Seguindo no terreno do cinema, indico também duas das edições mais completas já lançadas por aqui.
Coleção Alfred Hitchcock – a Obra-Prima.

Aqui ainda saímos perdendo para as belíssimas edições importadas, mas o Box nacional é uma grata surpresa. Traz 14 filmes do mestre do suspense, com bela apresentação e bastante material extra, como um livreto com informações e curiosidades, e as reproduções dos pôsteres de cada filme.
A edição é limitada e está cada vez mais escassa nas lojas virtuais, mas ainda pode ser encontrada na faixa dos R$350,00. Já foi bem mais cara!

Box James Bond 50 anos.

A coleção traz 22 filmes do maior espião de todos os tempos, ordenados cronologicamente e, claro, extras exclusivos. O primeiro lançamento veio no formato cardboard – uma espécie de livro em que os discos ficam encaixados em cada página, e já foi lançado com um espaço vago para Operação Skyfall, que ainda não havia sido lançado em blu-ray na época, mas pouco tempo depois saiu um novo Box para dar conta dos filmes mais novos da franquia, mas sem a apresentação de luxo do primeiro lançamento.
A edição também é limitada, mas ainda é possível encontrá-la à venda e o preço varia entre 350,00 e 600,00 reais.

Trilogia Estendida O Senhor dos Anéis

A coleção traz os três filmes da franquia em versão estendida, tanto em blu-ray quanto DVD. Ótima pedida até para que não é fã dos filmes.
Além dos minutos a mais em cada filme, muitos minutos diga-se de passagem, as versões estendidas trazem um novo máster com qualidade de imagem muito superior à versão de cinema e toneladas de material extra.
A má notícia é que o Box não vem mais com a apresentação da foto, mas apesar de ter perdido a bela luva com o mapa e fechadura de imã e os livretos, o Box atualmente à venda ainda está muito bonito. O preço está em torno de 199,00 e é bem fácil de encontrar, e entra em ofertas e promoções freqüentemente (eu mesmo comprei o meu por 120,00).

Indiana Jones – a Aventura Completa

Temos aqui um clássico indispensável! A edição traz os quatro filmes (é, tem A Porcaria da Caveira de Cristal também!) e mais um disco cheio de material extra em um belo digipack. Os três primeiros filmes passaram por uma boa remasterização para o lançamento em blu-ray e estão ótima qualidade de áudio e imagem.
O preço deste Box está na faixa dos 119,00 e também é visto com freqüência em promoções.

O Poderoso Chefão – the Coppola Restoration
Não poderia faltar na coleção a maior trilogia de todos os tempos, correto?!
A saga da família Corleone possui diversas edições especiais pelo mundo, e por aqui até que temos opções interessantes.
Antes de mais nada, o Box está disponível em duas versões: uma com os três filmes e um disco bônus, e a versão light, apenas com os três filmes.
É óbvio que recomendo a edição com o disco de bônus, pois o material é muito bom, mas está disponível em poucas lojas e é cada vez mais difícil de encontrar, só vi disponível no site da Saraiva por 123,00, portanto corra!
A versão light pode ser encontrada por 59,90 em várias lojas.


Já tivemos box com pôsteres, baralhos personalizados, fichas de pôquer, canecas... mas já estão todas esgotadas no Brasil. Contudo, o filme foi recentemente lançado em uma edição comemorativa de 40 anos, aos moldes dos lançamentos importados, que traz o Box com os filmes e o disco bônus, cards com fotos, o roteiro original do filme e um pôster com a árvore genealógica da família Corleone. Tudo seria muito bom se não fosse o preço – a oferta mais barata é de 284,00 na Saraiva, mas o preço médio do lançamento é 349,00. Muito caro, especialmente se considerarmos que a qualidade do Box nacional é muito inferior à dos importados (a foto não condiz muito com a verdade, há alguns vídeos na net mostrando melhor a edição).


Monters – The Essential Collection
Este belíssimo Box da Universal traz para o mundo da alta definição 8 clássicos do terror, entre as décadas de 1920 e 1950, além de um livreto cheio de curiosidades e informações sobre os filmes e atores, e vários cards reproduzindo os pôsteres originais dos filmes.
Os filmes são: O Drácula (Dracula - 1931); Frankenstein (Frankenstein – 1931); A Múmia (The Mummy – 1932); O Homem Invisível (The Invisible Man - 1933); A Noiva de Frankenstein (The Bride of Frankenstein – 1935); O Lobisomem (Wolfman – 1941); O Fantasma da Ópera (Phantom of the Opera – 1943) e O Monstro da Lagoa Negra (Creature from the Black Lagoon – 1954).
O digipack é muito bonito, e ainda foi lançada uma edição especial limitada que vem dentro de um caixão. Os preços médios são, respectivamente: 265,00 e 300,00.


  
Trilogia das Cores – Edição Definitiva
A Versátil tem trazido ao mercado nacional lançamentos com alta qualidade, não apenas técnica e artística. A distribuidora tem em seu catálogo filmes mais Cult e de pouca distribuição.
O lançamento famosa da trilogia das cores, de Krzysztof Kieslowski é um verdadeiro tesouro do mercado nacional – A Fraternidade é Vermelha, A Igualdade é Branca e A Liberdade é Azul vêm em edições restauradas, com um Box lindamente ilustrado e muito material extra. O preço médio é 149,90, que faz juz ao preço médio dos blu-rays da produtora – 49,90 por disco.


Coleção Studio Ghibli – volumes 1 e 2
A Versátil mais uma vez nos presenteou com esta grata surpresa – dois Box com 3 filmes cada, do queridíssimo Estúdio Ghibli, todos inéditos em blu-ray no Brasil.
O primeiro volume já está à venda há algum tempo em blu-ray e DVD e contém os filmes Meu Amigo Totoro, Nausicaa do Vale do Vento e Princesa Mononoke. Os três filmes estão acondicionados em estojos individuais, cada um com uma arte interna mais bonita que a outra, e a luva tem detalhes em verniz localizado.
Correndo o risco de parecer repetitivo, os três filmes vêm com extras muito interessantes, como storyboards e making of, além de informações sobre o estúdio Ghibli. Tem até um documentário!
Como feliz possuidor deste Box, posso dizer que a qualidade de imagem está excelente, mesmo que nosso lançamento seja espelho dos blu-rays japoneses, que têm qualidade ligeiramente inferior aos lançamentos europeus e americanos, que têm o aval da Disney.
O volume 2 está em pré-venda e virá com mais três animações: O Castelo no Céu (a Versátil resolveu tirar o Laputa do título original por razões óbvias, ainda que questionáveis!), O Serviço de Entregas de Kiki e Porco Rosso.
Os lançamentos em blu-ray em DVD são exclusivos da Livraria Cultura e custam 149,90 e 49,90, respectivamente.    

Twin Peaks – a coleção completa
Box de séries não são o meu forte, mas não poderia deixar de recomendar este lançamento que deixou os fãs da série animadíssimos!
A coleção traz a série do lendário diretor David Lynch pela primeira vez em blu-ray, em versão restaurada e no formato original de tela, além do filme Os Últimos Dias de Laura Palmer. Há uma tonelada de novos extras, como cenas adicionais do filme, o piloto original da série e novas introduções, e o melhor de tudo é que nossa edição será idêntica às importadas, ou seja, desta vez a foto abaixo não mente, também teremos a mesma apresentação super luxuosa.
A má notícia... adivinharam, é o preço! O lançamento no Brasil está na faixa dos 450,00, mas nem tudo está perdido. Há várias informações que confirmam a presença das legendas em português em outros países, em que o preço do Box certamente será mais razoável, e além disso o preço de lançamento tende a cair.
   


É evidente que existem no mercado nacional uma infinidade de outras coleções super legais que deixei de mencionar, seja por tempo, espaço ou mesmo por esquecimento ou gosto, admito. 
Praticamente todas as franquias de filmes e séries de sucesso têm coleções lançadas por aqui, eu poderia ter mencionado por exemplo o novo Box da série Rocky, que traz o primeiro filme em nova edição restaurada, ou a trilogia Jurassic Park, e muitas outras, mas o assunto é inesgotável, e muitas coleções do mercado nacional não trazem um grande diferencial de tratamento. Nada mais são do que os filmes reunidos com uma luva, ou são filmes fáceis de achar e largamente difundidos.
Procurei manter o foco naquilo que considerei realmente especial e espero ter ajudado, e para quem procura algo mais recomendo que vá nas fontes e pesquise. Mesmo num mercado fraco como o nacional, pode ser que você encontre uma edição bacana para aquela coleção de filmes ou séries que você gosta!
Fontes:
- Blog do JC e fórum (http://www.blogdojotace.com.br/)

- Busca de preços: sites buscapé, 2001video, submarino, livraria cultura e saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário