domingo, 3 de agosto de 2014

A evolução do traje do Batman através do cinema

Cinéfilos, caríssimos: 


Você sabia que o Batman já usou lycra? As armaduras tecnológicas que vemos o Homem Morcego usando hoje não eram sequer cogitadas em 1943. Aqui nós vamos conferir a evolução da vestimenta do justiceiro, da Lycra até a Armadura, da vergonha alheia ao desejo de consumo de todo nerd.



O primeiro ator a vestir a roupa do Batman, em 1943, foi o lendário Lewis Wilson. O traje era bastante simples e desproporcional. Nem se parece com as versões mais atuais.


Você sabia que Batman vivido por Adam West na série ganhou um filme em 1966? A série foi exibida entre 1966 e 1968, tendo ao todo 120 episódios. A série tem uma pegada humorística e é considerado uma "sátira consentida do Homem Morcego". A começar pelo protagonista que interpretava Batman/Bruce Wayne: Adam West, uma baleia, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que evidenciava sua abaulada barriga. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, apesar de receber o apelido de "menino prodígio" tudo que ele sabia fazer era dizer:  "Santo (ou Santa) alguma coisa!" Estas frases foram reaproveitadas nas duas séries animadas produzidas pela norte-americana Filmation na década de 70, e no desenho "Superamigos", da Hanna-Barbera.


Apesar de gostar muito de Tim Burton como diretor, ele foi o responsável por uma das piores sequências de Batman. Vivido por Michael Keaton, tanto em 'Batman' (1989) quanto em 'Batman Returns' (1992), a armadura manteve o logotipo com fundo amarelo no peito do herói. O traje deste homem-morcego ainda era mais diferente do que os que vieram depois, que são mais fiéis aos quadrinhos.


Apesar do Batman de Val Kilmer em 'Batman Forever', dirigido por Joel Schumacher em 1995, ter um traje sóbrio e orelhas bastante pontudas, o filme não escapa às críticas. 


Para muitos fãs este é o pior filme da série. O traje do herói vivido por George Clooney no segundo filme de Joel Schumacher, 'Batman & Robin' (1997), é um dos mais ridículos, já que marcava até os mamilos do herói.


Aqui começa a dignidade e coerência de nosso herói. O primeiro traje que Christian Bale usou na pele do Batman de Christopher Nolan, em 'Batman Begins' (2005), tinha linhas mais suaves e menos sulcos que os trajes dos filmes seguintes. Foi o design mais limpo de todos os trajes do Batman.


Para criar o Batman de 'O Cavaleiro das Trevas' (2008), Christopher Nolan fez algumas modificações no traje do herói, que ganhou uma capacete integrado à armadura e deu ao personagem uma maior mobilidade no pescoço.


O último traje usado por Christian Bale em 'O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (2012) era bem parecido com o do filme anterior com o símbolo do morcego no peito e no cinto do herói.


Depois de muita especulação e espera, Zack Snyder divulgou a primeira imagem de Ben Affleck caracterizado como Batman. O ator estará no filme 'Batman v Superman: Dawn of Justice', que deve estrear em 2016. O traje é o mais robusto de todos até hoje e além de marcar os músculos, mostra também as veias e tendões do herói.

Um comentário: