quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Filmes que só você lembra

Sabe quando em certas tardes, deitado na rede, você se lembra de algum filme nostálgico que só você se lembra e ninguém da sua geração reconhece?  É desesperador, se você insistir na descrição dá a impressão de que você inventou tudo na sua cabeça porque ninguém mais lembra.

Não é como recordar de um clássico como De volta para o Futuro ou Goonies que qualquer um reconhece. Sem o nome do filme então a tarefa se torna uma epopéia.

Pois bem, eu lembrava nitidamente de um filme, visto provavelmente na Sessão da Tarde ou Cinema em Casa, que contava a história de um jovem que decidia viver sozinho na floresta. Ele frequentava a biblioteca da cidadezinha em busca de conhecimento para sobreviver, com isso ele desenvolve técnicas de pesca, falcoaria e construção de casas.

Quando, décadas mais tarde, fui tentar encontrar esse filme, tomei uma coça. Digitava: "menino sobrevive na montanha" filme, surgiam Robson Crusoé, Lagoa Azul, Náufrago. Digitava "menino", "floresta" e "falcão" surgiam desde Falcão - o campeão dos campeões até Kes (filme que eu não conhecia e descobri nessa busca, triste, fantástico,  mas não era o que eu buscava.



Não me lembro ao certo quais foram as palavras chave que me conduziram ao filme, mas tratava-se de "My side of the Mountain", traduzido no Brasil (sim, sempre mudam os tītulos) para: "Minha Montanha Encantada" lançado em 1969.

O garoto é uma espécie de MacGyver canadense e a adaptação é baseada em uma obra de uma escritora norte-americana Jean Carolyn Craighead George,  autora de outros livros como: Julie of the Wolves. Infelizmente nenhuma das obras está traduzida para o português.

6 comentários:

  1. Você não está sozinho! Esse filme é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guga, caríssimo, que bom saber que ele marcou um amigo monarquista!

      Excluir
  2. Muito obrigado! Faz anos que eu tentava encontrar esse filme, mas sem sucesso. Quando eu descrevia a história para alguém, ficavam me olhando estranho, como se eu tivesse inventado tudo (exatamente como você escreve no texto). Mas quando estava quase desistindo, encontrei sua publicação e descobri o motivo de meu fracasso. Eu buscava por um filme dos anos 80, pois foi nessa década que assisti pela primeira vez, mas trata-se de uma obra do final dos anos 60.
    Que bom que eu não era o único tentando encontrar esse ótimo filme.
    Mais uma vez, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. CARAMBA! Estou a anos tentando descobrir o nome desse filme! Realmente é isso aí. Filme que só eu lembrava hahaha.Perguntava e ninguém sabia de qual filme eu tava falando

    ResponderExcluir
  4. Gente como queria achar o filme são 3 meninas que a mãe morre , e elas vao morar com uma parente ela é chata rabugenta ensina as meninas a trabalhar no campo e aprende a gostar delas

    ResponderExcluir