domingo, 17 de agosto de 2014

Robert De Niro completa hoje, dia 17 de Agosto de 2014, 71 anos - confira alguns filmes marcantes de sua carreira


Foi por conta de uma indicação de Martin Scorsese que Francis Ford Coppola escalou Robert De Niro para viver Vito Corleone, papel que havia sido de Marlon Brando no primeiro filme, em 'O Poderoso Chefão 2' (1974). E o ator fez por merecer a indicação e deu o primeiro passo para escrever seu nome na história do cinema.


Em 'Taxi Driver' (1976), Robert De Niro foi dirigido pelo próprio Scorsese, pela segunda vez. No filme, De Niro interpreta Travis, um veterano da Guerra do Vietnã que trabalha como motorista de táxi na noite de Nova York e acaba entrando em contato com miséria, corrupção, violência e prostituição, o que o deixa enlouquecido.


Em 'O Franco-Atirador' (1978), dirigido por Michael Cimino, De Niro interpreta um operário que luta na Guerra do Vietnã, onde sofre diversas torturas psicológicas e físicas. O filme, que ganhou 5 Oscars, faz uma dura crítica à guerra e traz mais uma vez o ator dando vida a um personagem que confronta a loucura.


Para viver o boxeador Jake LaMotta em 'Touro Indomável' (1980), em mais um trabalho em conjunto com Martin Scorsese, Robert De Niro treinou boxe durante um ano e engordou cerca de 25 quilos. E valeu a pena. Foi por esse trabalho que o ator ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator.


Em 'Os Intocáveis' (1987), dirigido por Brian De Palma, Robert De Niro viveu Al Capone, famoso gângster ítalo-americano. O filme se passa na época da Lei Seca, quando o mafioso controlava e corrompia Chicago. Para viver o criminoso, o ator ganhou 14 quilos.


Jimmy Conway, personagem de De Niro em 'Os Bons Companheiros' (1990), é mais um trabalho do ator em parceria com Scorsese. Baseado em uma história real, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro, além de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.


Por sua atuação em 'Tempo de Despertar' (1990), Robert De Niro foi mais uma vez indicado ao Oscar de Melhor Ator. No filme, o ator vive Leonard Lowe, paciente que vivia catatônico há décadas e começa a acordar quando uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o mal de Parkinson é testada para o seu caso. O remédio, porém, causa em Lowe estranhos e perigosos efeitos colaterais.


Em 'Cabo do Medo' (1991), Robert De Niro viveu um dos mais lendários vilões da história do cinema, Max Cady. A sétima parceria do ator com o diretor Martin Scorsese conta a história do ex-presidiário obcecado pela ideia de vingança contra o advogado que o fez pegar 14 anos de cadeia. Sua atuação no longa lhe rendeu diversas indicações para prêmios, entre os quais o Oscar e o Globo de Ouro.


Na comédia 'Entrando Numa Fria' (2000), Robert De Niro vive o pai ciumento Jack Byrnes, que resolve infernizar a vida de Greg (Ben Stiller), namorado de sua filha. Por esse trabalho, que foi um verdadeiro sucesso de bilheteria, De Niro recebeu uma indicação para o Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia ou Musical. A produção ganhou mais duas continuações, 'Entrando Numa Fria Maior Ainda' (2004) e 'Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família' (2010).


Em 'Machete' (2010), filme dirigido por Robert Rodriguez, De Niro vive o Senador John McLaughin, que quer expulsar todos os imigrantes ilegais do México, e tem sua vida ameaçada por Machete, um ex-agente federal mexicano contratado para matá-lo.


Em 'O Lado Bom da Vida' (2012), Robert De Niro viveu Pat Sr., o pai do protagonista, Pat Peoples (Bradley Cooper). O ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por esse trabalho.


No ano seguinte, em outro filme indicado ao Oscar, 'Trapaça' (2013), De Niro fez uma participação mais do que especial na pele do mafioso Victor Tellegio. Apesar de aparecer durante pouco tempo, sua atuação na pele do perspicaz criminoso foi muito elogiada pela crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário