quarta-feira, 1 de outubro de 2014

20 filmes existencialistas e filosóficos sobre o drama de estar vivo

Caríssimos cinéfilos:
Listo alguns dos meus filmes prediletos que abordam existencialismo. São reflexões belíssimas, delicadas, intensas, profundas e nos fazem rever nossos valores.  Quem é cada um em seu mundo particular, na beleza de sua singularidade, surpreendente em assinar com diferença a vida, o cotidiano, saindo da mediocridade, do Big /brother, do futebol, das bundas de domingo.
Tomei o cuidado de acrescentar filmes fora do grande circuito americano. Acrescentei filmes suecos, argentinos, espanhóis e, porque não, brasileiros.

As Horas

Dirigido por: Stephen Daldry

Gênero: Drama , Romance
Nacionalidade: Reino Unido , EUA
Ano: 2002.
Duração: 115 min

Sinopse: Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1951 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com AIDS e morrendo.
Lavoura Arcaica
Dirigido por: Luis Fernando Carvalho

Gênero: Drama , Romance
Nacionalidade: Brasil
Ano: 2001.
Duração: 125 min

Sinopse: Belíssimo filme que trás André (Selton Mello) é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e o sufocamento da ternura materna. Pedro (Leonardo Medeiros), seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos da mãe e de Pedro, André resolve voltar para a casa dos seus pais, mas irá quebrar definitivamente os alicerces da família ao se apaixonar por sua bela irmã Ana (Simone Spoladore).

As Virgens Suicidas

Gênero: Drama

Duração: 97 min.
Origem: Estados Unidos
Estreia: 12/05/2000
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Jeffrey Eugenides, Sofia Coppola
Distribuidora: Paramount Pictures
Censura: 14 Anos
Ano: 1999

Sinopse: Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) um professor de matemática e sua esposa uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

Para sempre Lilya

Diretor: Lukas Moodysson

Produção: Lars Jönsson
Roteiro: Lukas Moodysson
Duração: 109 min.
Ano: 2002
País: Suécia/ Dinamarca
Gênero: Drama

Sinopse: Lilya (Oksana Akinshina) tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento.
Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei. Mas a história que se conta é a de uma adolescente que se vê abandonada pela família e pelos amigos, e que, devido a uma sequência de traições e de desilusões, cambaleia continuamente no caminho da felicidade. Para Lilya, a felicidade é fora dali, noutro lugar, noutro país. Se ali é o Inferno, sair dali só pode ser o Paraíso. Mas o Inferno pode ser em qualquer parte e isso cedo deixará de constituir uma surpresa, já que o filme arranca com a protagonista a correr pelas ruas, desesperada e visivelmente maltratada fisicamente, antes de partir para um flashback que nos vai apresentar o seu percurso até ali.
O filme mostra quem vive sentindo as dificuldades na pele, no dia-a-dia e pelos cidadãos ou poder político dos países economicamente estáveis, para os quais o problema se traduz em números (qual a capacidade de absorção e de integração no tecido social, etc.).

Réquiem para um Sonho

Direção: Darren Aronofsky

Duração: 102 minutos
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos da América
Ano: 2000

Sinopse: Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro.
Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o “Tappy Tibbons Show”, que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.

Luz de Inverno

Direção: Ingmar Bergman

Roteiro: Ingmar Bergman
Gênero: Drama
Origem: Suécia
Duração: 81 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 1963

Sinopse: Um dos representantes da importante Trilogia do Silêncio de Bergman, conheça a história do pescador que vai buscar ajuda de um pastor quando descobre que a China tem uma bomba atômica e pretende usá-la. Só que o pastor, também temendo a crise nuclear, passa por uma séria crise de fé e teme não poder ajudá-lo.

Trinta Anos Essa Noite

Título Original: Le feu follet

País de Origem: França
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1963
Direção: Louis Malle

Sinopse: São as últimas 48 horas de um homem totalmente perdido. Alain acaba de sair de um hospital onde fazia um tratamento para desintoxicação alcoólica. Sua amante e amiga de sua ex-mulher – que o abandonou – deseja ajudá-lo. Alain volta a Paris e, através dos bares e de velhos amigos, começa uma espécie de busca de si mesmo na reconstituição do passado. Ao final dessa peregrinação, Alain vai se preparar para a grande partida. Considerado por muitos como a obra prima do cineasta Louis Malle.

Na Natureza Selvagem

Diretor: Sean Penn

Roteiro: Jon Krakauer, Sean Penn
Duração: 140 min.
Ano: 2007
País: EUA
Gênero: Drama

Sinopse: Após concluir seu curso na Emory University, o brilhante aluno e atleta Christopher McCandless (Emile Hirsch) abre mão de tudo o que tem e de sua carreira promissora. O jovem doa todas as suas economias – cerca de US$ 24 mil – para caridade, coloca uma mochila nas costas e parte para o Alasca a fim de viver uma verdadeira aventura. Ao longo do caminho, Christopher depara-se com uma série de personagens que irão mudar sua vida para sempre.

Orações Para Bobby

Gênero: Biografia, Drama

Origem: Estados Unidos
Direção: Russell Mulcahy
Roteiro: Katie Ford, Leroy Aarons
Ano: 2009

Sinopse: Mary (Sigourney Weaver) é uma religiosa que segue à risca todas as palavras da bíblia. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser gay, ela imediatamente leva o filho para terapias e cultos religiosos com o intuito de “curá-lo”. Este é um filme baseado na história verídica de um jovem homossexual, que aos 20 anos suicida-se.
A sua mãe, “Mary Griffith”, interpretada por Sigourney Weaver, a senhora dos ELIEN, sabedora da sexualidade do filho acredita “curar” o filho com base na religião e terapias, para quatro anos depois (1979) Bobby lançar-se de uma ponte. Um filme intenso, dramático, e que espelha ainda hoje a realidade de muitos jovens no mundo. Originalmente feito para TV sendo exibido na noite que antecedia o Oscar, o filme é um dos fortes concorrentes aos prêmios de filmes para televisão. O filme conta com uma boa nota no IMDB.

Os Inocentes

Título Original: The Innocents

País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 1961
Direção: Jack Clayton

Sinopse: Algo e estranho e sinistro estava acontecendo naquela casa, pensou senhora Giddens (Deborah Kerr), contratada para cuidar de Flora e Miles, dois irmãos que ficaram órfãos em circunstâncias misteriosas. Com o passar do tempo, Giddens acredita que existe alguma coisa escondida nas trevas da mansão, fazendo com que as crianças tenham um comportamento muito assustador. E a jovem governanta não sabe se terá forças para enfrentar esse perigo oculto na face de crianças inocentes demais para cometer algum mal. Será mesmo? Adaptação da obra de Henry James, “A Volta do Parafuso”.

Lore

Direção: Cate Shortland

Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 109 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2012

Sinopse: O exército alemão entrou em colapso. O Terceiro Reich chegou ao fim e os aliados ocuparam a Alemanha na primavera de 1945. Esta situação faz com que a família da jovem Lore (Saskia Rosendahl) se desintegre, já que seu pai (Hans-Jochen Wagner), um oficial da polícia nazista, foge às pressas e logo é seguido pela mãe (Ursina Lardi). Lore recebe instruções para levar seus quatro irmãos mais novos ao encontro da avó, que vive na distante Hamburgo, precisando enfrentar a fome, o frio e os perigos inerentes da viagem.

Asas do desejo

Direção: Wim Wenders

Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 127 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 1987

Sinopse: Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.

As Harmonias de Werckmeister

Direção: Béla Tarr

Gênero: Drama
Origem: Hungria
Duração: 145 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2000

Sinopse: János Valuska, um simples carteiro apaixonado por astronomia, vê sua cidade sofrer uma revolta depois da chegada de um circo e suas atrações: uma baleia gigante e um príncipe medonho com seus seguidores, pessoas simples das cidades vizinhas que ficaram seduzidas pelo seu discurso niilista contra a burguesia local.
Poucos diálogos sobre a vida, a morte e a filosofia. Principalmente, a beleza melancólica das imagens propositalmente em preto e branco.

O Cavalo de Turim

Direção: Béla Tarr

Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 146 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2011

Sinopse: Turim, 3 de Janeiro de 1889. O filósofo Friedrich Nietzsche sai de casa. Ali perto um camponês luta com a teimosia do seu cavalo, que se recusa a obedecer. O homem perde a paciência e começa a chicotear o animal. Nietzsche aproxima-se e tenta impedir a brutalidade dos golpes com o seu próprio corpo. Naquele momento perde os sentidos e é levado para casa onde permanece em silêncio por dois dias. A partir daquele trágico evento Nietzsche nunca mais recuperará a razão, ficando aos cuidados da sua mãe e irmãs até ao dia da sua morte, a 25 de Agosto de 1900. Partindo deste evento, o filme tenta recriar o percurso do camponês, da sua filha, do velho cavalo doente e a sua existência miserável.

Amadeus

Direção: Miloš Forman

Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos da América
Duração: 160 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 1984

Sinopse: Amadeus é uma adaptação da peça sobre a vida de Mozart, o gênio da música. A história foca em Salieri (Abraham), músico contemporâneo de Mozart (Tom Hulce) que, ao mesmo tempo em que admira e inveja o talento do compositor, o despreza por seu comportamento grosseiro. Salieri se pergunta por que Deus deu tamanho talento a alguém tão vulgar, enquanto ele, esforçado e devoto, está tão aquém de tal genialidade.
A inveja torna Salieri um rival, disposto a usar sua influência na corte de Viena para sabotar Mozart. Não sendo o bastante, após tentar se suicidar, Salieri confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.

Azul é a Cor Mais Quente

Direção: Abdellatif Kechiche

Gênero: Drama / Romance
Origem: França
Duração: 179 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2013

Sinopse: Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.

Melancolia

Direção: Lars Von Trier

Gênero: Drama
Origem: Dinamarca
Duração: 130 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2011

Sinopse: O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Donnie Darko

Direção: Richard Kelly (II)

Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos da América
Duração: 113 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2001

Sinopse: A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frenquenta, Ms. Thurman).
Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entederá ser o mundo pessoal dele.
Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.

Filme do Desassossego

Direção: João Botelho

Gênero: Drama
Origem: Portugal
Duração: 90 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2010

Sinopse: A ação decorre em três dias e três noites, num quarto de uma casa na Rua dos Douradores, em Lisboa. Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros, é um homem solitário e atormentado que vai anotando os seus pensamentos e angústias num livro, que intitula de “Livro do desassossego”.
“A solidão absoluta e perfeita do eu, sideral e sem remédio. Deus sou eu!”, escreveu Bernardo Soares.
O filme baseia-se no “Livro do Desassossego” do escritor Fernando Pessoa.

Mar Adentro

Direção: Alejandro Amenábar

Gênero: Drama / Biografia
Origem: Espanha
Duração: 125 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2005

Sinopse: Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.
Ramón leva quase trinta anos debilitado em uma cama sob os cuidados de sua família. Sua única janela para o mundo é a do seu quarto, junto ao mar por onde tanto viajou e onde sofreu o acidente que interrompeu sua juventude. Desde então, seu único desejo é terminar com sua vida dignamente. A chegada de duas mulheres alternará seu mundo: Júlia (Belén Rueda), a advogada que quer apoiar sua luta e Rosa (Lola Dueñas), uma vizinha do povoado que tentará convencer-lhe de que viver vale a pena. A luminosa personalidade de Ramón termina por cativar a ambas, que terão que questionar como nunca os princípios que regem suas vidas.

La Ventana

Direção: Carlos Sorin

Gênero: Drama / Biografia
Origem: Argentina
Duração: 102 minutos
Tipo: Longa-metragem
Ano: 2008

Sinopse: O último dia da vida de Antonio, escritor de 80 anos de idade que aguarda a visita de seu filho em sua fazenda no norte da Patagônia.

2 comentários: