quarta-feira, 18 de maio de 2022

Kit Carson - uma lenda do Velho Oeste imortalizada nos quadrinhos Bonelli

Kit Carson histórico

Para leitores de quadrinhos da Bonelli o nome "Kit Carson" é extremamente familiar. Trata-se do ranger e parceiro inseparável de Tex Willer. Entretanto, o que poucos leitores sabem é que Kit Carson foi um personagem real do Velho Oeste Americano.

De origem irlandesa, o Christopher Houston Carson (Kit Carson) nasceu no Kentucky na véspera de Natal de 1809. Com apenas 17 anos passa a integrar caravanas que conduziam colonos e comerciantes para o Oeste. Aprende a caçar e comercializar peles ainda muito jovem. Tal como seu parceiro na ficção, casou-se com uma mulher pele vermelha, tornou-se fazendeiro, agente indígena, participou da guerra contra o México e da corrida do ouro da Califórnia. Sabemos de tudo isso pois o próprio Carson escreveu uma auto-biografia relatando os feitos de sua vida. É possível encontrar algumas biografias escritas por historiadores na Estante Virtual, infelizmente não traduzidas para o português.


Biografia na Estante Virtual

Foi um autêntico homem de fronteira e que inspirou o personagem ficcional de Gian Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini. Pode-se dizer que, de certa forma, ele imprimiu as características finais de Tex Willer que, após abandonar a vida de rancheiro no Texas e sanar seu problema com a Justiça tornou-se exatamente um agente indígena casado com Lírio Branco (Lilith).

"Conheço esse olhar na sua cara, Satanás"

Essa é uma das características que eu mais gosto nos roteiros da Bonelli. Há um certo rigor histórico para uniformes, modelos de armas, localizações, distâncias, costumes e acontecimentos. De forma que, em cada leitura, além da diversão é possível aprender um pouco sobre a história do Oeste Selvagem.

Para encerrar, uma das melhores histórias de todos os tempos, na minha opinião e de muitos leitores que conheço é exatamente "O Passado de Kit Carson". Recomendo demais a leitura dessa trama escrita por Mauro Boselli.

Compre na Banca de Revistas da sua cidade ou no site da Mythos (clique aqui), vamos manter vivas as lendas do Oeste.

E você Bonelliano, sabia disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário