sexta-feira, 20 de março de 2009

Lista de melhores filmes de Faroeste (Western)

Um dos gêneros mais populares de cinema os Westerns (popularmente chamados de Bang Bang no Brasil ou ainda de Faroeste adaptação da expressão inglesa Far West "oeste distante") conquistaram um enorme e cativo público. Não há dúvidas de que seu auge foi durante as décadas de 50-60-70. Época em que foram lançados clássicos como: "Matar ou Morrer" (1952), "Os brutos também amam" (1953), "Rastros de Ódio" (1956), "O Homem que Matou o Facínora" (1962) e Era uma vez no Oeste (1969) além dos western spaghetti como a famosa trilogia de Sergio Leone: "Por um punhado de dólares" (1964), "Por uns dólares a mais" (1965) e "Três homens e um conflito" (1966) e o clássico "O dólar furado" (1965) e "Uma pistola para Ringo" (1965).

Não podemos ainda nos esquecer de filmes que precederam a fase de ouro do Western: "No tempo das diligências" (1939). Com uma direção magistral de John Ford. Este filme foi o primeiro passo para o sucesso de John Wayne.
Os cenários sempre remontam ao "Velho Oeste" americano. Todos os estados a oeste do rio Mississippi, pouco antes da Guerra Civil Americana.

Muitos acreditam que coincidentemente, com a morte de John Wayne em 1979 também os grandes filmes de faroeste chegaram ao fim.

Não tenho dúvidas que os filmes protagonizados por ele são emblemáticos do gênero e figuram entre os meus preferidos. "O homem que matou o facínora" é na minha opinião um dos melhores Westerns já produzidos.
Esta afirmação seria verdade se Kevin Costner e Clint Eastwood não provassem o contrário. Os verdadeiros clássicos modernos produzidos por eles são tão magistrais quanto "Matar ou Morrer" ou "O dólar furado". "Dança com Lobos" (1990) e "Os Imperdoáveis" (1992), ambos vencedores de prêmios na academia, são épicos indispensáveis para a compreensão do gênero.

Confesso que eu mesmo sempre tive preconceito contra o bom e velho faroeste. E por favor, não me culpem. Lançaram muito lixo dentro desse gênero. Os estúdios passaram a produzir mais de cem de westerns por ano, sendo a maior parte formada por humildes filmes B. Muitas pessoas as vezes, levadas por essa baixa qualidade deixam de ver verdadeiras obras primas do cinema. Qualquer fã de Jack Bauer de "24 Horas" enlouqueceria com western "Matar ou Morrer". Aliás, só a visão de Grace Kelly já enlouqueceria qualquer um. A trama é fantástica, cada minuto do filme equivale a um minuto da vida real. O tempo passa a medida que a tensão deixando o telespectador em suspense.
Um Western que com certeza rompeu os limites do gênero foi: Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969). De forma original George Roy Hill, utilizou músicas atuais na trilha sonora do filme. Aliás, a cena onde Paul Newman pedala extrovertidamente uma bicileta com a música de Burt Bacharach acabou se tornando uma das mais famosas do cinema. Como se não bastassem os personagens decidem abandonar o oeste americano e partem em uma viagem para a Bolívia.

Se você antes também tinha esse preconceito, acreditando que filme de Bang bang trás apenas cenas de violência e romance barato repense seus conceitos. Veja ou reveja os clássicos. Tenho certeza que você se tornará um apaixonado por Westerns.

Nas fotos: Clint Eastwood, John Wayne, Cena do filme: "Os Imperdoáveis", Cena do filme: "Matar ou Morrer" e Cena do Filme: "No tempo das diligências".

Artigo de Igor Guedes de Carvalho

Um comentário: