domingo, 27 de novembro de 2011

Filmes de Zumbi - lista dos melhores

A pergunta não é: "se vai acontecer" mas sim "quando vai acontecer o Holocausto Zumbi." Pensando nisso nós de "O Café e a Conta" preparamos um post especial para nossos leitores. Eu particularmente sou super fã da temática Zumbi. Pensar em como as pessoas se comportariam e como sobreviveriam em um holocausto dessas proporções é extraordinário. O gênero vai muito além de maquiagem tosca e cenas de ação com miolos estourando. Alguns diretores conseguiram criar verdadeiras obras de arte abordando diversas particularidades da natureza humana. Outros, no entanto, criaram verdadeiras porcarias.

Confesso que meu interesse foi provocado pela série "The Walking Dead" da AMC (American Movie Classics). Basicamente a história narra a história de um pequeno grupo de sobreviventes, viajando por um mundo desolado à procura de uma nova casa longe das hordas de mortos vivos. Infelizmente, alguns episódios são repletos de intrigas entre os personages e ficam mais parecidos com "A Fazenda" da Record do que propriamente um holocausto Zumbi. O melhor personagem de todo o seriado é o nazista Daryl Dixon. O cara virou o típico psicopata caçador de Zumbis.

Para quem se interessar por séries de Zumbis, uma outra boa pedida é o seriado Dead Set. Apesar de bem mais fraco que "The Walking Dead" a série tem como eixo principal os sobreviventes de um Reality Show que, isolados dentro da casa, desconhecem o holocausto lá fora.

Vamos aos filmes propriamente ditos:

Começamos a saga pelo clássico A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead), de 1968. Nele, sem nenhum tipo de explicação, os mortos simplesmente acordam como zumbis para se alimentarem dos vivos. Este filme é muito importante porque ele praticamente ditou TODAS as regras para os zumbis de TODOS os filmes que vieram depois dele. Como os zumbis surgem, a maneira como caminham, como se alimentam de carne humana e a maneira correta de destruí-los.

Em 1978, George filmou Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead), a continuação do clássico, mostrando a destruição da civilização como a conhecemos pelos mortos-vivos e focando a história em um pequeno grupo de refugiados que se abriga em um shopping center. Cronologicamente, se passa quase ao mesmo tempo da primeira, com alguns meses de diferença, mostrando as cidades sendo consumidas pelos ataques dos cadáveres ambulantes.

Dan O´Bannon filmou O Retorno dos Mortos Vivos (The Return of the Living Dead), que apesar de não estar ligado diretamente à franquia segue os mesmos conceitos de Romero, apenas tentando dar uma explicação para o surgimento dos zumbis. Este filme possui um tom cômico que não está presente nos filmes da linha dos zumbis, mas vale a pena.

Em 1990, uma refilmagem do A Noite dos Mortos Vivos dirigida por Tom Savini, reconta a primeira história com melhores efeitos especiais e um final diferente.


Dessa nova geração de filmes relacionado com a mitologia dos zumbis um dos melhores é Extermínio (28 Days Later, 2002), de Danny Boyle, que trouxe pela primeira vez os zumbis rápidos, como mortos-vivos ágeis e psicopatas em um filme que somou o medo natural das pessoas em relação aos zumbis com um agravante: fugir dos zumbis agora ficou bem mais difícil, já que eles correm como uns alucinados (mais rápido que você). A partir deste filme, foi estabelecido outra regra para os filmes de zumbi: se o zumbi acabou de ser mordido, ele se movimenta com a mesma presteza que o fazia quando era vivo; somente os mais destruídos, enterrados ou carcomidos é que movimentam como os zumbis clássicos. A continuação deste filme, Extermínio 2 (28 Weeks Later, 2007) também é muito boa. O começo é eletrizante!!!! Estes filmes são um alerta para aqueles que querem sobreviver ao holocausto: o seres humanos, na maioria das vezes, são piores do que os zumbis.


Em 2004, a refilmagem de Madrugada dos Mortos usou os zumbis rápidos de Danny Boyle para contar a história de um grupo de pessoas que acaba preso em um shopping center após os primeiros dias da invasão dos mortos-vivos. O shopping muito maior e os zumbis rápidos fazem deste filme uma boa pedida.
Sei que muitos vão discordar (devido ao fato de questionarem a natureza dos zumbis dos filmes) mas não poderia deixar de citar os macabros [REC] e [REC] 2. Estes filmes são a prova que além de Inglaterra e Estados Unidos outros países também podem realizar boas produções dentro da mitologia Zumbi. Apesar de ter recebido duras críticas e ter sido comparado ao famigerado "A Bruxa de Blair" o longa espanhol é muito superior. O segundo filme chega a ser melhor que o primeiro. Infelizmente o final de [REC] 2 ficou em aberto deixando claro para os fãs da série que novas sequências virão. Eu acredito que a história tinha que ter sido fechada ali. No entanto, acredito que os dólares falem mais alto nestes casos.


Para quem quiser se divertir e ainda dar boas risadas, duas ótimas pedidas são: Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, Inglaterra e França, 2004) e Zumbilândia (“Zumbiland”, EUA, 2009). Em Zumbilândia vale o destaque para a participação do impagável Bill Murray e a existência de um protocolo de sobrevivência ao holocausto Zumbi.

Não perca seu tempo...

Aos fãs do gênero eu faço um alerta. Apesar de ser bem interessante fazer o download ou comprar um filme desconhecido do gênero é sempre bom se informar antes de perder 2 horas de download ou gastar R$10,00 em um DVD original. Eu mesmo perdi meu tempo com duas grandes porcarias.

A primeira delas foi Canibais (Undead, Austrália, 2003), filme de produção australiana que me decepcionou amargamente. Tentando ir por uma linha de humor, os personagens sem nenhum carisma manifestam uma constante gritaria e ataques histéricos o filme inteiro. Péssima produção, atuação e incapaz de arrancar uma única risada.

Outra decepção das grandes foi Dia dos Mortos (Day of the Dead, EUA, 2008). Refilmagem de um dos clássicos de George A. Romero este filme é uma verdadeira perda de tempo. Vou apenas citar duas caracteristicas: Zumbis Vegetarianos que não atacam as pessoas e Zumbis sentimentais. Precisa falar mais alguma coisa?

Me recuso a comentar qualquer coisa da série Resident Evil. A única coisa que presta é a atriz Milla Jocovich. O roteiro, os super poderes, as aberrações da Umbrella são de péssimo gosto. Sou fã apenas dos games.

2 comentários:

  1. acho alguns filmes de zumbis mto forçado.
    o classico a volta dos mortos vivos é mto bom! por algum tempo acreditava que isso podia ser possivel... rs
    o REC é mto bom tb, mas nao sabia que ja tinha o segundo.
    esse tipo de filme de terror nao é o meu favorito, mas os filmes que voce selecionou sao mto bons!

    ResponderExcluir
  2. Errata: o título original de "Zumbilândia" é "Zombieland".

    ResponderExcluir