
O Stop motion é uma das mais antigas técnicas de efeitos especiais do cinema: a animação quadro a quadro, também conhecida por animação dimensional, consiste em um pequeno modelo articulado que é fotografado em seqüência, enquanto um animador muda um pouco sua posição entre cada foto. Ao ser exibida uma após a outra, como em um desenho animado, tem-se a ilusão de que o modelo move-se por conta própria.
Eu gelei no confronto do centauro com o Grifo em "The Golden Voyage Of Sinbad" (A Nova Viagem de Simbad*). Obviamente, levado pela imaginação infantil eu acreditava tratarem-se de criaturas reais. O machado realmente crava no modelo articulado o que aumentava ainda mais minha angústia.

O que impressiona tanto quanto suas animações é a longevidade e saúde de Harryhausen. Com seus 92 anos ele limita-se a realizar pequenas pontas (homenagens) em filmes e documentários, Ray Harryhausen deixou um inigualável legado no cinema, e como seu mestre Willis O´Brien, foi o ídolo e a inspiração de jovens que dedicaram toda seu esforço e criatividade à arte da animação dimensional. Para muitos, e principalmente para nomes como Jim Danforth (Quando os Dinossauros Dominavam a Terra), David Allen (O Enigma de Outro Mundo*, O Jovem Sherlock Holmes) e Phil Tippett (Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca*, Robocop*), um novo mundo foi descoberto quando assistiram, maravilhados, o Ciclope e o Ymir fazerem coisas somente possíveis nesses filmes fantásticos, que foram exibidos nas melhores matinês de todos os tempos. Ray Harryhausen ganhou o Oscar em 1991 (Prêmio Gordon E. Sawyer), pelos avanços que proporcionou nas técnicas de efeitos visuais especiais. Peter Jackson, demonstrando todo o seu respeito pelo veterano mestre, convidou-o para ser consultor de efeitos visuais em sua versão de King Kong. Mais do que uma tarefa, uma bem merecida homenagem a este velho senhor que maravilhou milhões de espectadores, por muitas décadas.
P.S. Nos filmes com a participação das criaturas de Harryhausen, a única vez que fiquei mais impressionado com uma atuação do que os efeitos especiais desse gênio foi com a aparição da estonteante Raquel Welch em "One Million Years B.C." Meu Deus o que que era aquilo? Acho que foi nesse dia que eu cruzei a fronteira da puberdade!

Nenhum comentário:
Postar um comentário