sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Era uma vez em Tóquio ganha refilmagem de Yamada


Muriaé - Era uma vez em Tóquio está sempre nas listas de 100 melhores filmes de todo o mundo. Assisti ele no ano de 2011 e, apesar de ter uma narrativa lenta e arrastada, me apaixonei pelo filme. O filme foi recentemente atualizado, Yamada foi assistente de Ozu, justamente em Era Uma Vez em Tóquio. De uma maneira talvez mais popular que o mestre, ele assimilou várias de suas liç
ões relativas à família e austeridade narrativa. São filmes simples e feitos de observações humanas e sociais, como Tokyo Family. A história é bem simples, como no clássico de Ozu, um casal de velhos visita os filhos em Tóquio. Na cidade grande, os filhos, imersos nas próprias vidas, não têm tempo para eles nem são o sucesso que os pais imaginavam. Só o caçula, o que o pai considerava o fracasso da família, vai se revelar uma pessoa afetiva e feliz no que faz. A morte inesperada de um dos velhos fará com que todos passem por uma rude prova.

Como se filma uma história dessas, aparentemente sem novidades? Yamada aposta na honestidade dos sentimentos e na caracterização dos personagens. Os atores são maravilhosos e a empatia entre a mãe e a namorada do filho mais jovem rende um momento de delicadeza infinita. O que um espectador, cinéfilo, pode desejar após assistir a uma joia dessas? A um filme tão simples e tão rico? 

Eu, sinceramente, estou ansioso para ver esta atualização. E você caro cinéfilo?

Um comentário:

  1. Yamada é um diretor extraordinário, veja O Samurai do Entardecer, Ígor.

    ResponderExcluir