terça-feira, 26 de abril de 2016

Erros históricos de Hollywood


  Escravos não construíram pirâmides
“Camponeses teriam feito o trabalho”, comenta Holland. “Era uma tática para manter todos com alguma ocupação, proporcionando-lhes algo para fazer. Elas [as pirâmides] foram feitas com pessoas recebendo chicotadas? Não é verdade.”


Não existe o cara à frente de seu tempo em um mundo antigo
“Filmes com temática antiga, com personagens que usavam espadas e sandálias, sempre tinham um cristão para mostrar a perspectiva total no mundo antigo com a qual o público poderia se identificar”, diz Holland. “Eles [filmes do gênero] não têm mais cristãos, mas sempre contam com algum personagem cujo viés é libertário. Em ‘Gladiador’, tudo ali dizia respeito à república que era supostamente democrática - o que não era verdade. Você precisa ter alguém que incorpora o pensamento contemporâneo no longa. Isso equivale a trazer à tona valores liberais, de modo presunçoso, para épocas nas quais não eram aplicadas”, ressalta o historiador.


Animais fora de contexto em países errados
“‘Troia’ é terrível!”, diz o autor. “Tentaram fazer um filme histórico sobre algo que nunca aconteceu, a Guerra de Troia. E no topo disso eles continuaram fazendo erros extraordinários. Por exemplo, havia animais desde ovelhas a até mesmo duas lhamas, que são do Peru. Por que haveria lhamas em um filme sobre a Grécia antiga?“


Vikings não tinham capacetes com chifres
OK, aqui estamos falando sobre o senso comum de vikings usarem (adivinha?) capacetes com chifres. Mas é necessário quebrar esse mito. “Isso só existe em filmes de Hollywood. Creio que, na verdade, isso remonta ao período vitoriano e a ilustrações de livros didáticos, mas eles nunca usaram tais equipamentos.”


Americanos levando o crédito por tudo
Sejamos francos: os estadunidenses são os mocinhos de todo e qualquer filme e, claro, são considerados os grandes benfeitores da humanidade. Mas há limites. Muitos limites. “‘O Resgate do Soldado Ryan’ é o exemplo mais notório disso, pois mostra norte-americanos roubando a manca Enigma antes de os EUA entrarem na II Guerra Mundial. É irritante.”


Romanos participando frequentemente de orgias e comendo alimentos insanos
“Os romanos não comiam tantos ratos como somos induzidos a acreditar”, comenta Holland. “Eles até comiam, mas não com a mesma frequência em filmes hollywoodianos”, ressalta o autor, ao refutar outro mito: a ocorrência de frequentes orgias. “Nunca vi a vida sexual dos romanos sendo reproduzida com corretamente. A razão pela qual achamos que eles faziam orgias intermináveis é pelo fato de moralistas romanos escreverem sobre isso”, conta Holland. “Mas eles escreviam sobre porque eles ficavam chocados com aquilo e aumentavam a história. Você tinha de escrever sobre um homem romano fazendo sexo com a mesma frequência com a qual vai ao banheiro. A ideia de romanos serem obcecados em transar está incrivelmente errada.”


A existência do amigo negro sábio
“Você pôde vê-lo em filmes como ‘Pompeia’ e ‘Gladiador’”, relata Holland, sobre o cara negro que é o melhor amigo do protagonista e que tem sentimentos nobres. “O equivalente medieval, como em ‘Robin Hood’, é um árabe que trará em si a personificação da tolerância e a compreensão da álgebra. Isso é algo simplista.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário