quinta-feira, 13 de outubro de 2016

"No fim do túnel" lançamento de filme argentino surpreende


Rodrigo Grande, cineasta argentino de ’No Fim do Túnel’, em cartaz no Brasil, cita mestres como Alfred Hitchcock, Quentin Tarantino, Brian De Palma e Roman Polanski como influências para a concepção do tom de seu suspense. Guardadas as devidas proporções, faz sentido.
Assistindo ao filme, dá para pescar todas as referências. A mais forte delas é o clássico ’Janela Indiscreta’. Assim como no filme de Hitchcock, temos um protagonista imobilizado cuja vida ganha novo sentido a partir do momento que passa a observar o comportamento dos vizinhos.
Estes vizinhos temporários pretendem roubar um banco situado ao lado da casa de Joaquín, o personagem central interpretado de forma impecável por Leonardo Sbaraglia(também em cartaz contracenando com Carolina Dieckmann em ‘O Silêncio do Céu’). Para isto, constroem um túnel abaixo da casa de Joaquín, que ao tomar conhecimento arma um plano para tirar vantagem da situação.
No meio disto tudo, ele convive com a mãe solteira Berta (Clara Lago), mulher de espírito vívido que acaba de se mudar para o quarto disponível para locação, com quem desenvolve uma relação de afeto.
A dinâmica entre os criminosos, e as doses de violência que há entre eles, são as heranças de Tarantino. De Polanski e Brian De Palma, o diretor pega emprestada a capacidade de criar atmosferas tensas em ambientes restritos, confiando em seus atores e na trilha sonora pontual e marcante.
O roteiro trabalha o único cenário da trama com inteligência, simbolizando o funcionamento da cabeça de Joaquín. O porão, por exemplo, representa seu subconsciente, é o lugar confuso e onde os segredos se escondem. Já o térreo é o local de manter as aparências de uma rotina aparentemente normal.
Neste clima claustrofóbico, reforçado pela fotografia escura e a decoração sombria e decrépita, 'No Final do Túnel’ ameaça ficar cansativo depois da segunda metade. Porém, a reviravolta causada por uma ideia genial do protagonista quando está em perigo extremo dá um ânimo novo e fecha com estilo mais este bom longa dos nossos hermanos a desembarcar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário