São famosas as histórias trágicas que cercam grandes produções de filmes de terror em Hollywood. Aquelas que foram comprovadas têm seu terror residindo no fato de que coincidências assustadoras envolvendo realidade e ficção parecem orquestradas pela mão invisível do Mal. Já aquelas que possuem o status de "lendas urbanas", apesar de poderem ser pura estratégia de marketing dos estúdios, também não deixam de perturbar: quando a ambição da grande indústria do cinema mundial está em jogo, nunca se sabe claramente quais os limites entre a paranóia, o dinheiro e o terror.
Se por um lado é perturbadora a existência da possibilidade de que os grandes estúdios às vezes inventem algumas histórias em torno de suas produções a fim de chamar atenção para um filme, por outro é mais lamentável ainda que a nossa curiosidade por vezes seja movida por casos (reais ou não) tão mórbidos. Independente da existência ou não da "mão invisível do Mal" que proporciona coincidências tão assustadoras, o simples fato de tal modalidade de marketing funcionar é algo, no mínimo, degradante. De um modo ou outro, conheça algumas dessas coincidências.
Enredo: Uma menina é possuída por uma entidade demoníaca. Sua mãe então pede ajuda a dois padres.
O que aconteceu de estranho na produção: o set de filmagens pegou fogo, mas isso não foi nada comparado à morte do irmão do ator Max Von Sydow (Padre Merrin) logo no início das filmagens e da perda do filho, ainda em gestação, de um assistente de câmera da equipe.
Enredo: Família é visitada por fantasmas, que aos poucos começam a aterrorizá-la.
O que aconteceu de estranho na produção: a atriz que interpretou a pequena Carol Anne morreu aos 12 anos de idade de um bloqueio intestinal raríssimo, seis anos depois de fazer o filme original e pouco depois de terminar as filmagens do terceiro filme da trilogia.
Enredo: Jovem casal se muda para um apartamento cuja vizinhança é bastante estranha. Quando a mulher fica grávida, aos poucos o casal vai percebendo que não são apenas eles dois que esperam a chegada do bebê
O que aconteceu de estranho na produção: um ano após o lançamento do filme, a mulher do diretor Roman Polanski foi assassinada a facadas por um grupo satanista. Ela estava grávida. AInda, ninguém mais ninguém menos que John Lennon foi assassinado em frente ao prédio usado como locação no filme, o Edifício Dakota.
Enredo: homem perde filho logo quando este acaba de nascer, e para proteger sua esposa da notícia ele adota um menino de origem misteriosa.
O que aconteceu de estranho na produção: o filho de Gregory Peck (ator que interpreta o pai) se suicidou logo após o pai ter aceito o convite para fazer o filme.
Enredo: a história se passa antes do filme original, e acompanha as primeiras lutas do Padre Merrin contra o demônio Pazuzu.
O que aconteceu de estranho na produção: o primeiro diretor convidado para dirigir a produção foi John Frankenheimer. Ele recusou a oferta, e um mês depois sofreu um ataque cardíaco fulminante.
Enredo: Eric Draven e sua noiva são assassinados por um grupo satanista, um dia antes do Holloween. Um ano depois, Eric volta do mundo dos mortos em busca de vingança.
O que aconteceu de estranho na produção: Brandon Lee, filho de Bruce Lee, morreu durante a gravação de uma cena na qual havia uma bala de verdade carregada na arma usada para atirar contra ele. Até hoje não existe a certeza de que os negativos que registraram a morte de Brandon foram realmente destruídos; há quem defenda que a morte real está no filme.
Enredo: Damien, agora com 13 anos de idade, finalmente aceita o seu destino na Terra de secretamente cumprir o papel de Anticristo. Suas poderosas forças do Mal começam a eliminar todos que desconfiam de sua identidade.
O que aconteceu de estranho na produção: um grande amigo de Willian Holden (ator que faz o papel do pai do Anticristo nesta continuacão) foi esfaqueado enquanto eles estavam de férias. Além disso, o elenco inteiro pegou uma gripe rara durante as filmagens.
Enredo: primeiro de uma série de filmes que Steven Spielberg produziu baseados na famosa série dos anos 50/90 "The Twilight Zone", No filme, pessoas comunsse deparam com situações extraordinárias como viagens no tempo e contato com seres sobrenaturais.
O que aconteceu de estranho na produção: durante a filmagem de uma cena de ação, um helicóptero caiu matando o ator Vic Morrow e dois atores-mirins.
Enredo: Jovem secretária rouba dinheiro do local onde trabalha para se casar e refugia-se, por engano, em um motel, cujo dono a recebe bem. Porém, a mãe dele diz não querer a presença de uma estranha no local.
O que aconteceu de estranho na produção: a dublê de corpo de Janet Leight que ajudou a filmar a famosa cena do chuveiro foi assassinada a facadas (assim como no filme) 28 anos depois da produção.
Enredo: Alice continua sua luta contra a Umbrella Corporation, e para isso se alia a um grupo de sobreviventes que almejam chegar a um lugar supostamente seguro chamado Arcádia.
O que aconteceu de estranho na produção: Uma plataforma por onde vários zumbis caminhavam cedeu, ferindo 20 figurantes. Ao chegar ao local, as equipes paramédicas ficaram chocadas com a cena em virtude da enorme quantidade de sangue cenográfico que havia entre os feridos. Felizmente, a gravidade real do acidente não foi tão grande e ninguém morreu.
O Frankenheimer tomou a melhor decisão da vida dele e eu não esperava menos, pois é um diretor extraordinário.
ResponderExcluirO ataque certamente aconteceu depois que ele viu a bosta que foi convidado para dirigir