sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Palhaço pode trazer o Oscar para o Brasil pela primeira vez!

O Brasil é o único país penta-campeão no futebol!!! Que alegria, que satisfação. A Argentina, apenas bi e com gol de mão é constantemente lembrada dessa inferioridade. Mas será esta uma grande vantagem?

Quando partimos para outros prêmios o Brasil amarga lugares vergonhosos. Não temos nenhum prêmio Nobel enquanto a Argentina tem QUATRO: dois na categoria Medicina, em 1947 e 1984, e dois na categoria Paz, em 1936 e 1980.

Vamos falar agora de cinema, tema central deste blog.  Nossos hermanos também foram agraciados com dois Oscar enquanto o Brasil, acreditem se quiserem, não tem nenhum:

O primeiro filme argentino a receber um Oscar foi "A história oficial" (1985), de Luis Puenzo, que levou ao cinema as experiências das vítimas da ditadura militar do país (1976-1983) e dos milhares de desaparecidos durante o regime.

O segundo filme foi "O segredo dos seus olhos" que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro, levando o país a festejar sua segunda estatueta e sexta indicação recebida ao prêmio da Academia.

E nós nos gabamos de sermos penta-campeões no futebol amargando péssimas colocações em educação, ciência e tecnologia. É mole? Escolas com arquitetura de presídio, professores mal remunerados, baixo investimento em ciência mas forte em programas sociais que incentivam o crescimento de natalidade e estimulam a malandragem.

Talvez o filme: "O Palhaço" (coisa que nós brasileiros entendemos bem: a palhaçada)  possa reverter esse quadro. Apenas quatro filmes brasileiros conseguiram passar pela seleção da Academia e chegar entre os cinco filmes estrangeiros que concorrem ao Oscar: ‘O Pagador de Promessas’ (1963), ‘O Quatrilho’ (1996), ‘O Que É Isso Companheiro’ (1998) e ‘Central do Brasil’ (1999). ‘Cidade de Deus’ foi a produção que concorreu a mais estatuetas (quatro no total, incluindo Melhor Diretor), mas até hoje nenhum filme conseguiu finalmente trazer o Oscar para o Brasil.
 
É hora de pararmos com o espírito de "Pátria de Chuteiras" e passarmos a nos orgulhar de nossa produção acadêmica e intelectual. 

2 comentários:

  1. Cara, você acha que O Palhaço tem mesmo chance? Eu adorei o filme, mas não acredito que tenha potencial para um Oscar.

    ResponderExcluir
  2. Orc, caríssimo:

    Também acho que não! Ficaremos mais um ano sem nenhuma estatueta.

    ResponderExcluir