terça-feira, 2 de setembro de 2014

Biografia de Keanu Reeves



Você sabia que Keanu Reeves nasceu no Líbano em 1964? Filho de um americano e uma inglesa, na infância ele chegou a morar em Nova York e em Toronto, onde cresceu. Seu nome é havaiano e significa  "brisa", ai xuxu!

Desde a adolescência Keanu se interessou por teatro. Sua primeira peça profissionalmente foi "Wolfboy", em 1984, trabalho provocante que fez sucesso no Canadá. Em 1986, chegou a Hollywood para tentar a carreira no cinema.


Como parecia ser mais novo do que era, Keanu Reeves conseguiu papéis em filmes adolescentes e se tornou um dos atores mais famosos desse nicho nos anos 80. São dessa época "Bill & Ted - Dois Loucos No Tempo" (1989) e "Parenthood" (1989-foto), em que contracenou com River Phoenix, que se tornou um grande amigo. Quando Phoenix morreu, Keanu preferiu ficar recluso e nem foi ao enterro. No entanto, tempos depois ele conseguiu falar sobre o assunto: "Tudo o que posso dizer é que eu nunca senti nada como aquilo na minha vida. Foi muito triste, mais do que isso, eu chorava por horas a fio".


Keanu Reeves sempre se destacou como um ator de personalidade, que escolhe seus papéis cuidadosamente e se dedica com afinco ao trabalho. Isso explica o fato de ele ter ido contra a vontade de seus agentes e realizar seu sonho de interpretar "Hamlet" em Winnipeg, no interior do Canadá. Sua performance foi extremamente elogiada e atraiu fãs do mundo todo.


A beleza do ator também chamou a atenção: em 1995 e em 1999, ele esteve na lista da revista "People" das 50 pessoas mais bonitas do mundo.


Keanu Reeves é Rock n´ Roll! Na adolescência, foi um exímio jogador de hockey. Desde os anos 80 tem paixão por motocicletas, mesmo já tendo sofrido um sério acidente que o deixou com algumas costelas quebradas. O astro também foi baixista de uma banda grunge, a Dogstar, até 2002.


Um dos filmes marcantes da carreira de Keanu foi "Velocidade Máxima" (1994), em que contracenou com Sandra Bullock. O longa teve US$ 120 milhões de arrecadação nas bilheterias, e os produtores o convidaram para uma sequência. Mas o ator tomou a polêmica decisão de recusar o papel por não ter gostado do roteiro. Apesar de ter sido criticado em Hollywood, parece que fez uma boa escolha: "Velocidade Máxima 2" (1997) foi considerado uma das piores "bombas" do cinema. Para ser sincero eu nem sabia da sequência.


Outro filme que eu destaco é Caçadores de Emoção. Lembro-me que esse foi um dos filmes mais repetidos na saudosa Sessão da Tarde e, junto com outros títulos, fez parte do cinema que convenceu muitos jovens do interior de Minas Gerais de que o legal era ser surfista.


Lembro-me que o saudoso ano de 1999 me brindou com três dos melhores filmes da minha vida: Clube da Luta, Beleza Americana e Matrix. Lembro-me de sair do cinema com meu amigo Marcelo (ambos lemos O Mundo de Sofia na mesma idade) pensando, cara, a realidade não existe. Estávamos em estado de suspensão de realidade. Não há dúvida de que a franquia "Matrix" foi fundamental para consolidar o trabalho de Keanu Reeves no cinema. Nos três filmes - "Matrix" (1999), "Matrix Reloaded" (2003) e "Matrix Revolutions" (2003) -, o ator dispensou dublês em várias cenas e foi elogiado por seu desempenho nas cenas de luta. 


Todo o esforço rendeu prestígio e fama para o ator, que ganhou sua estrela na calçada da fama em janeiro de 2005.


Depois de "Matrix", o ator fez filmes que tiveram sucesso de público, como "A Casa do Lago" (2006) - em que fez par romântico com Sandra Bullock - e "Constantine" (2005-foto), em que interpreta um exorcista. Seu último filme nos cinemas foi "47 Ronins" (2013). Hoje, Keanu Reeves mora em Hollywood, na Califórnia.


Keanu Reeves esteve no Festival de Cannes para divulgar Man of Tai Chi, que marca a sua estreia na direção, talvez por não estar em nenhuma atuação recentemente o ator tenha relaxado na aparência. Ele chegou a espantar as tietes aparecendo com um look desleixado, papada e gordurinhas a mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário